Show simple item record

O uso da informática para o ensino de Geometria Analítica com o auxílio do software GeoGebra

dc.contributor.advisorJunior, Edmundo Rodrigues
dc.contributor.authorDias, Carlos Alberto Martins
dc.date.accessioned2022-12-22T11:19:12Z
dc.date.available2022-12-22T11:19:12Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationDIAS, Carlos Alberto Martins. O uso da informática para o ensino de Geometria Analítica com o auxílio do software GeoGebra. 2022. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Informática) - Instituto Federal do Espírito Santo - campus Cachoeiro de Itapemirim, Cachoeiro de Itapemirim, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2628
dc.description.abstractRESUMO: As aulas de geometria encontram-se de forma muito tradicional, sem utilização de um software educacional. Logo, este trabalho trata-se de um estudo sobre a importância do avanço tecnológico no ensino de geometria para alunos do ensino médio. Utilizou-se como metodologia, a pesquisa de caráter qualitativo, onde os dados coletados são descritos e observados pelo pesquisador no ato da aplicação da pesquisa. Para isso, propôs-se uma intervenção pedagógica em uma Escola de Ensino Fundamental e Médio no Município de Itapemirim, ES, numa turma do 3º ano do Ensino Médio. Nesta proposta, verificamos a importância de softwares educacionais no ensino da Geometria, como um recurso capaz de interagir, motivar, divertir e ensinar de forma significativa.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT; Geometry classes are in a very traditional way, without the use of educational software. Therefore, this work is a study about the importance of technological advances in teaching geometry to high school students. Qualitative research was used as methodology, where the collected data are described and observed by the researcher in the act of applying the research. For this, a pedagogical intervention was proposed in an Elementary and Middle School in the Municipality of Itapemirim, ES, in a class of the 3rd year of High School. In this proposal, we verify the importance of educational software in the teaching of Geometry, as a resource capable of interacting, motivating, entertaining and teaching in a meaningful way.pt_BR
dc.format.extent70 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectGeometria Analíticapt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleO uso da informática para o ensino de Geometria Analítica com o auxílio do software GeoGebrapt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localCachoeiro de Itapemirimpt_BR
ifes.campusCampus_Cachoeiro_de_Itapemirimpt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8294757167478786pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Informática
dc.contributor.memberBrandão, Raul de Souza
dc.contributor.memberNunes, Daniel José Ventorim
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/3358449888845788pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record