O uso da informática para o ensino de Geometria Analítica com o auxílio do software GeoGebra

Dias, Carlos Alberto Martins (2022)

tcc

RESUMO: As aulas de geometria encontram-se de forma muito tradicional, sem utilização de um software educacional. Logo, este trabalho trata-se de um estudo sobre a importância do avanço tecnológico no ensino de geometria para alunos do ensino médio. Utilizou-se como metodologia, a pesquisa de caráter qualitativo, onde os dados coletados são descritos e observados pelo pesquisador no ato da aplicação da pesquisa. Para isso, propôs-se uma intervenção pedagógica em uma Escola de Ensino Fundamental e Médio no Município de Itapemirim, ES, numa turma do 3º ano do Ensino Médio. Nesta proposta, verificamos a importância de softwares educacionais no ensino da Geometria, como um recurso capaz de interagir, motivar, divertir e ensinar de forma significativa.

ABSTRACT; Geometry classes are in a very traditional way, without the use of educational software. Therefore, this work is a study about the importance of technological advances in teaching geometry to high school students. Qualitative research was used as methodology, where the collected data are described and observed by the researcher in the act of applying the research. For this, a pedagogical intervention was proposed in an Elementary and Middle School in the Municipality of Itapemirim, ES, in a class of the 3rd year of High School. In this proposal, we verify the importance of educational software in the teaching of Geometry, as a resource capable of interacting, motivating, entertaining and teaching in a meaningful way.


Collections: