Distorção harmônica causada pela inserção de carregadores veiculares no sistema de distribuição de energia elétrica

Silva, Isaac Azevedo (2022)

Trabalho de Conclusão de Curso

RESUMO: Estima-se um crescimento significativo na quantidade de veículos elétricos (VE) com possibilidade de recarregamento através da conexão com a rede de distribuição de energia. No entanto, grande parte dos VEs comercializados atualmente utilizam energia da rede elétrica para realizar a recarga de suas baterias, além disso, por utilizarem conversores eletrônicos, se comportam como cargas não lineares. Esse tipo de carga tem a característica de produzir distorções harmônicas e, considerando que a presença de componentes harmônicos na rede influencia negativamente diversos equipamentos, esse trabalho se propõe a analisar a distorção harmônica causada por essa conexão, considerando diferentes níveis de penetração de veículos elétricos e carregadores. É implementada uma metodologia que calcula os índices de distorção harmônica, totais e individuais, de tensão e corrente, ao longo de 24 h do dia, para identificar os momentos de maior distorção. Além disso são feitas comparações entre os cenários simulados e com os limites de distorção regulamentados pelo Prodist e recomendados pela IEEE Std. 519. Constata-se um aumento nos níveis de distorção de tensão e corrente com a inserção de carregadores veiculares na rede. Porém, nos cenários simulados, apenas os índices de distorção de corrente, causada pelo carregamento rápido de veículos elétricos conectados no final do alimentador, chegaram a níveis alarmantes, ultrapassando os limites recomendados pelas referências encontradas na literatura.


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