A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO PANDÊMICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Soares, Fernanda de Souza (2022)

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O presente estudo monográfico tem como temática a precarização do trabalho docente no contexto pandêmico na educação básica, tendo como objetivo compreender as condições as quais os professores foram submetidos durante a pandemia da Covid-19, em que adotou-se o ensino remoto, assinalando os motivos que tornam essas circunstâncias intensificadoras da precarização docente e explicando o que dificulta a adesão dessa modalidade como definitiva na educação básica, uma vez que nos preocupamos com as condições trabalhistas dos educadores. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, em que foram analisadas publicações sobre a temática em um recorte temporal de 2020 a 2022. Observou-se que, durante o ensino remoto, os professores precisaram se reinventar quanto às suas metodologias e mudar seu ambiente de trabalho, causando-lhes impactos emocionais como insegurança e incerteza sobre seu futuro. Ao analisar autores como Antunes (2019) e Alves (2014), pode-se perceber que esses sentimentos se caracterizam como parte do precariado. Concluiu-se, portanto, que o ensino remoto adotado na pandemia da Covid-19 por professores da educação básica, que não tinham acesso a essa metodologia anteriormente, reforçou a precarização do trabalho docente, fazendo com que a sua utilização não se torne possível em uma perspectiva de educação preocupada com a qualidade de vida dos educadores.

The present monographic study has as its theme the precarious nature of teaching work in the pandemic context in basic education, aiming to understand the conditions that teachers were submitted during the covid-19 pandemic, in which remote teaching was adopted, pointing out the reasons that make these circumstances intensifying teacher precarization and explaining what hinders the adoption of this modality as definitive in basic education, since we care about the labor conditions of educators. For this, a bibliographic research of qualitative character was carried out, in which publications on the theme were analyzed in a time frame from 2020 to 2022. It was observed that, during remote teaching, teachers had to reinvent themselves about their methodologies and change their work environment, causing them emotional impacts such as insecurity and uncertainty about their future. By analyzing authors such as Antunes (2019) and Alves (2014), it can be seen that these feelings are characterized as part of the precarious. It was concluded, therefore, that the remote teaching adopted in the Covid-19 pandemic by basic education teachers, who did not have access to this methodology previously, reinforced the precariousness of teaching work, making its use not possible in a perspective of education concerned with the quality of life of educators.


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