A utilização da horta escolar na UMEF Rubem Braga no município de Vila Velha: novos olhares

Reckel, Carine Cabreira (2022)

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Tendo em vista que uma das maiores preocupações nos anos iniciais do ensino fundamental, está relacionada a alfabetização da língua portuguesa e matemática, ocasionando assim um reducionismo cada vez mais fragmentado do ensino de ciências. O presente estudo trata sobre a utilização da horta escolar, a fim de analisar as propostas e ações realizadas com a horta escolar pelas professoras dos anos iniciais. Para tanto, foi necessário conhecer sobre o projeto horta na escola; identificar as características de uma horta e suas finalidades; verificar o conceito de horta na percepção das professoras; identificar as ações propostas pelas professoras para a utilização desse espaço; identificar as dificuldades para a utilização da horta na escola; descrever atividades práticas pedagógicas para a utilização da horta na escola. Realizou-se, um estudo de caso com abordagem qualitativa e para coleta de dados, optou-se por trabalhar com a grupo focal, e através da entrevista foi feita a análise de conteúdo baseada em Bardin (1977). Participaram dessa pesquisa duas professoras e a pedagoga da instituição de ensino UMEF Rubem Braga, localizada no município de Vila Velha, Espírito Santo. Diante disso, verificou-se que as dificuldades das professoras na utilização da horta como recurso pedagógico, está na falta de tempo; organização e planejamento; além da dependência dos agentes externos para a manutenção e continuidade do projeto na escola, e no uso da horta a partir de uma abordagem de educação ambiental ao invés de estar voltado somente para a alimentação saudável. Foi possível concluir que se faz necessário um olhar mais significativo para o ensino de ciências, que contribua para uma formação emancipatória e para uma alfabetização científica, de forma inter/transdisciplinar dos alunos, rompendo com os modelos tradicionais de ensino e formação continuada dos docentes a fim de potencializar novas práticas na utilização da horta como um instrumento pedagógico na escola.

Considering that one of the major concerns in the early years of elementary school is related to the literacy of the Portuguese language and mathematics, thus causing an increasingly fragmented reductionism of science teaching. The present study deals with the use of the school garden in order to analyze the proposals and actions carried out with the school garden by the teachers of the initial years. Therefore, it was necessary to know about the garden project at school; identify the characteristics of a vegetable garden and its purposes; to verify the concept of vegetable garden in the teachers' perception; identify the actions proposed by the teachers for the use of this space; identify the difficulties for the use of the garden in school; describe practical pedagogical activities for the use of the garden in school. A case study with a qualitative approach and for data collection was carried out, and through the interview the content analysis based on Bardin (1977) was performed. Two teachers and the pedagogue of the UMEF Rubem Braga educational institution participated in this research, located in the municipality of Vila Velha, Espírito Santo. Therefore, it was found that the difficulties of teachers in the use of the garden as a pedagogical resource, is in the absence of time; organization and planning; in addition to the dependence of external agents for the maintenance and continuity of the project in school, and on the use of the vegetable garden from an environmental education approach rather than being focused only on healthy eating. It was possible to conclude that it is necessary a more significant look at the teaching of sciences, which contributes to emancipatory education and scientific literacy, in an inter/transdisciplinary way of students, breaking with the traditional models of teaching and continuing education of teachers in order to potentiate new practices in the use of the garden as a pedagogical instrument in school. Keywords: Science teaching. School garden. Environmental education. Pedagogical practices.


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