dc.contributor.advisor | Brozeguini, Jardel da Costa | |
dc.contributor.author | Santos, Ezequiel Bonfim dos | |
dc.date.accessioned | 2022-12-19T18:44:55Z | |
dc.date.available | 2022-12-19T18:44:55Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ezequiel Bonfim Dos. Ensino por investigação como estratégia pedagógica para a construção dos conhecimentos científicos no ensino médio. 2022. 228.[37] f. Dissertação (Mestrado Profissional no Ensino de Física) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Cariacica, Cariacica, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2612 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Esse trabalho teve por função relatar a elaboração, a aplicação e os resultados de
uma prática pedagógica na perspectiva investigativa, desenvolvida ao longo do ano
de 2022, em duas turmas da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Ensino
Fundamental e Médio, no município de São Mateus, Estado do Espírito Santo. A
pesquisa, de natureza qualitativa, teve como principal objetivo avaliar a contribuição
de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para o ensino do conteúdo de ondas
sonoras, com destaque para as mudanças procedimentais e atitudinais dos alunos.
Para tal, elaboramos uma SEI com etapas de demonstração investigativa, textos de
sistematização, Atividade Computacional Investigativa, aula investigativa de
sistematização, Laboratório aberto e questionários pré e pós-teste. A coleta de dados
ocorreu ao longo do desenvolvimento da pesquisa, mediante o diálogo, os relatos, e
áudios gravados, as argumentações, os questionários, as observações e as atividades
realizadas pelos alunos, cuja análise seguiu a perspectiva de Pozo e Gómez-Crespo
(2009). Os resultados apontam que a SEI favoreceu o aprendizado conceitual,
procedimental e atitudinal e que a perspectiva do ensino por investigação promoveu
o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo dos alunos. Ficou evidente que
os estudantes trazem consigo conhecimentos prévios que podem ser utilizados para
apropriação dos conceitos e das relações sociais e culturais do dia a dia. O conteúdo
de ondas sonoras atrelado ao Ensino por Investigação aplicado nas duas turmas
permitiu inferir que a pesquisa contribuiu de forma significativa na construção dos
saberes e no protagonismo dos alunos. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This work had the function of reporting the elaboration, application and results of a
pedagogical practice in the theaching investigative perspective, developed during the
latter half of the year 2022, in two classes of the 2nd grade of Secondary Education of
the State School of Elementary and Middle Education, in São Mateus, Espírito Santo.
The study, of a qualitative nature, had as main objective to evaluate the contribution of
a teaching-learning sequence (TLS) for the teaching of the sound waves content, with
emphasis on the procedural and attitudinal student learning. To this end, we developed
a SEI with investigative demonstration, texts, Investigative Computational simulation,
systematization class, open laborator and pre-and post-test questionnaires. Data
collection occurred during the development of the study, through dialogue, reports,
arguments, questionnaires, observations and activities carried out by the students,
whose analysis are grounded in Pozo and Gómez-Crespo (2009). The results shows
us that the TLS favored conceptual, procedural and attitudinal learning and that the
perspective of investigation theaching promoted the development of students'
autonomy and protagonism. It was evident that the students bring with them previous
knowledge that can be used to appropriate concepts and social and cultural relations
from day to day. The content of sound waves linked to investigative theaching applied
in the two classes allows usinfer that the study contributed significantly compared to
traditional teaching, in the construction of knowledge and in the protagonism of the
students. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) | pt_BR |
dc.format.extent | 296 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Ondas sonoras | pt_BR |
dc.subject | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem conceitual | pt_BR |
dc.subject | Estudantes do ensino médio - Atitudes | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.title | O Ensino por investigação como estratégia pedagógica para a construção dos conhecimentos científicos no Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Cariacica | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Cariacica | pt_BR |
dc.identifier.capes | 33283010001P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Formação de professores de Física em nível de mestrado | pt_BR |
ifes.researchArea | Processos de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6906807344681806 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado Profissional no ensino de Física | |
dc.contributor.member | Brozeguini, Jardel da Costa | |
dc.contributor.member | Leal, Fernando José Lira | |
dc.contributor.member | Coelho, Geide Rosa | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/2197913737177329 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-1157-5278 | pt_BR |
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