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O Ensino por investigação como estratégia pedagógica para a construção dos conhecimentos científicos no Ensino Médio

dc.contributor.advisorBrozeguini, Jardel da Costa
dc.contributor.authorSantos, Ezequiel Bonfim dos
dc.date.accessioned2022-12-19T18:44:55Z
dc.date.available2022-12-19T18:44:55Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationSANTOS, Ezequiel Bonfim Dos. Ensino por investigação como estratégia pedagógica para a construção dos conhecimentos científicos no ensino médio. 2022. 228.[37] f. Dissertação (Mestrado Profissional no Ensino de Física) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Cariacica, Cariacica, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2612
dc.description.abstractRESUMO: Esse trabalho teve por função relatar a elaboração, a aplicação e os resultados de uma prática pedagógica na perspectiva investigativa, desenvolvida ao longo do ano de 2022, em duas turmas da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio, no município de São Mateus, Estado do Espírito Santo. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como principal objetivo avaliar a contribuição de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para o ensino do conteúdo de ondas sonoras, com destaque para as mudanças procedimentais e atitudinais dos alunos. Para tal, elaboramos uma SEI com etapas de demonstração investigativa, textos de sistematização, Atividade Computacional Investigativa, aula investigativa de sistematização, Laboratório aberto e questionários pré e pós-teste. A coleta de dados ocorreu ao longo do desenvolvimento da pesquisa, mediante o diálogo, os relatos, e áudios gravados, as argumentações, os questionários, as observações e as atividades realizadas pelos alunos, cuja análise seguiu a perspectiva de Pozo e Gómez-Crespo (2009). Os resultados apontam que a SEI favoreceu o aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal e que a perspectiva do ensino por investigação promoveu o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo dos alunos. Ficou evidente que os estudantes trazem consigo conhecimentos prévios que podem ser utilizados para apropriação dos conceitos e das relações sociais e culturais do dia a dia. O conteúdo de ondas sonoras atrelado ao Ensino por Investigação aplicado nas duas turmas permitiu inferir que a pesquisa contribuiu de forma significativa na construção dos saberes e no protagonismo dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This work had the function of reporting the elaboration, application and results of a pedagogical practice in the theaching investigative perspective, developed during the latter half of the year 2022, in two classes of the 2nd grade of Secondary Education of the State School of Elementary and Middle Education, in São Mateus, Espírito Santo. The study, of a qualitative nature, had as main objective to evaluate the contribution of a teaching-learning sequence (TLS) for the teaching of the sound waves content, with emphasis on the procedural and attitudinal student learning. To this end, we developed a SEI with investigative demonstration, texts, Investigative Computational simulation, systematization class, open laborator and pre-and post-test questionnaires. Data collection occurred during the development of the study, through dialogue, reports, arguments, questionnaires, observations and activities carried out by the students, whose analysis are grounded in Pozo and Gómez-Crespo (2009). The results shows us that the TLS favored conceptual, procedural and attitudinal learning and that the perspective of investigation theaching promoted the development of students' autonomy and protagonism. It was evident that the students bring with them previous knowledge that can be used to appropriate concepts and social and cultural relations from day to day. The content of sound waves linked to investigative theaching applied in the two classes allows usinfer that the study contributed significantly compared to traditional teaching, in the construction of knowledge and in the protagonism of the students.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES)pt_BR
dc.format.extent296 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectOndas sonoraspt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem conceitualpt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino médio - Atitudespt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.titleO Ensino por investigação como estratégia pedagógica para a construção dos conhecimentos científicos no Ensino Médiopt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.publisher.localCariacicapt_BR
ifes.campusCampus_Cariacicapt_BR
dc.identifier.capes33283010001P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaFormação de professores de Física em nível de mestradopt_BR
ifes.researchAreaProcessos de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Físicapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6906807344681806pt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado Profissional no ensino de Física
dc.contributor.memberBrozeguini, Jardel da Costa
dc.contributor.memberLeal, Fernando José Lira
dc.contributor.memberCoelho, Geide Rosa
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/2197913737177329pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1157-5278pt_BR


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