O Ensino por investigação como estratégia pedagógica para a construção dos conhecimentos científicos no Ensino Médio
dissertacao_mestrado
RESUMO: Esse trabalho teve por função relatar a elaboração, a aplicação e os resultados de uma prática pedagógica na perspectiva investigativa, desenvolvida ao longo do ano de 2022, em duas turmas da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio, no município de São Mateus, Estado do Espírito Santo. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como principal objetivo avaliar a contribuição de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para o ensino do conteúdo de ondas sonoras, com destaque para as mudanças procedimentais e atitudinais dos alunos. Para tal, elaboramos uma SEI com etapas de demonstração investigativa, textos de sistematização, Atividade Computacional Investigativa, aula investigativa de sistematização, Laboratório aberto e questionários pré e pós-teste. A coleta de dados ocorreu ao longo do desenvolvimento da pesquisa, mediante o diálogo, os relatos, e áudios gravados, as argumentações, os questionários, as observações e as atividades realizadas pelos alunos, cuja análise seguiu a perspectiva de Pozo e Gómez-Crespo (2009). Os resultados apontam que a SEI favoreceu o aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal e que a perspectiva do ensino por investigação promoveu o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo dos alunos. Ficou evidente que os estudantes trazem consigo conhecimentos prévios que podem ser utilizados para apropriação dos conceitos e das relações sociais e culturais do dia a dia. O conteúdo de ondas sonoras atrelado ao Ensino por Investigação aplicado nas duas turmas permitiu inferir que a pesquisa contribuiu de forma significativa na construção dos saberes e no protagonismo dos alunos.
ABSTRACT: This work had the function of reporting the elaboration, application and results of a pedagogical practice in the theaching investigative perspective, developed during the latter half of the year 2022, in two classes of the 2nd grade of Secondary Education of the State School of Elementary and Middle Education, in São Mateus, Espírito Santo. The study, of a qualitative nature, had as main objective to evaluate the contribution of a teaching-learning sequence (TLS) for the teaching of the sound waves content, with emphasis on the procedural and attitudinal student learning. To this end, we developed a SEI with investigative demonstration, texts, Investigative Computational simulation, systematization class, open laborator and pre-and post-test questionnaires. Data collection occurred during the development of the study, through dialogue, reports, arguments, questionnaires, observations and activities carried out by the students, whose analysis are grounded in Pozo and Gómez-Crespo (2009). The results shows us that the TLS favored conceptual, procedural and attitudinal learning and that the perspective of investigation theaching promoted the development of students' autonomy and protagonism. It was evident that the students bring with them previous knowledge that can be used to appropriate concepts and social and cultural relations from day to day. The content of sound waves linked to investigative theaching applied in the two classes allows usinfer that the study contributed significantly compared to traditional teaching, in the construction of knowledge and in the protagonism of the students.
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