Projeto “redepesca” : debates sobre as atividades pesqueiras na educação profissional de nível médio
Dissertação de mestrado
RESUMO: O objetivo desta investigação foi o de estudar o potencial pedagógico de um projeto escolar intitulado “RedePesca”, tem como base a pedagogia da Práxis e os estudos CTS/CTSA. O projeto foi realizado no campus do Ifes situado na cidade de Piúma, Espírito Santo. Com a realização do projeto, buscou-se promover debates e reflexões sobre as questões relacionadas à cadeia de produção do pescado à luz do enfoque ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, tendo como base a educação não formal e os estudos CTS/CTSA. O projeto teve a participação 22 estudantes do Curso Técnico em Pesca Integrado ao Ensino Médio e professores colaboradores. A investigação foi planejada com base nos pressupostos de Lüdked e André (2014). Tratou-se de uma investigação qualitativa, do tipo estudo de caso, cujos dados emergiram de observações, questionários aplicados aos estudantes, relatos escritos e orais colhidos ao longo da pesquisa, além de estudos realizados em periódicos e livros da área de Educação Profissional e Educação em Ciências. As temáticas trabalhadas foram inspiradas em um trabalho realizado anteriormente por Leite (2012). Os dados foram coletados com base em Bardin (2016) e Gil (2014). Foram analisados com base Bardin (2016) e com uso do Software IRAMUTEQ. Também foram analisados os dados coletados com base na educação não formal proposta por Gohn (2010). O olhar da alfabetização científica com enfoque CTS/CTSA fundamentada em Latour e Woolgar (1997), Santos e Auler (2011), e Aikenhead (2009). A análise dos resultados indicou que o projeto escolar promoveu diálogo entre os espaços de produção do pescado e a escola. Foi possível encontrar correlação entre as categorias dos estudos CTS/CTSA e os momentos do projeto escolar. Como resultado do estudo, foi construído um Guia Didático de Ciências voltado para professores que possam usá-lo como material orientador na realização de futuras práticas, com base nas práticas pedagógicas e resultados obtidos durante a realização do projeto RedePesca.
ABSTRACT: The objective of this research was to study the pedagogical potential of a school project called RedePesca Project, which was based on the Praxis pedagogy and the STS/STSE studies. The project was carried out at an Ifes campus located in the Piúma city, Espírito Santo State, Brazil. With the project, the aim was to promote debates and reflections on issues related to the fish production chain in the light of the science, technology, society and environment approach, based on non-formal education and STS/STSE studies. Involving 22 students from the Vocational and Professional Fishing Course integrated to High School and collaborating teachers. The research was planned based on the assumptions of Lüdked and André (2014). This was a qualitative research, a case study, whose data emerged from observations, questionnaires applied to students, written and oral reports collected throughout the research, as well as studies in periodicals and books in the area of Vocational and Professional Education and Education in Science. The themes studied were inspired by a previous work by Leite (2012). Data were collected based on Bardin (2016) and Gil (2014). They were analyzed based on Bardin (2016) and using the IRAMUTEQ Software. We also analyzed data collected on the basis of non-formal education proposed by Gohn (2010). The view of scientific literacy with a STS/STSE approach based on Latour and Woolgar (1997), Santos and Auler (2011), and Aikenhead (2009). The analysis of the results indicated that the school project promoted a dialogue between the fish production spaces and the school. It was possible to find a correlation between the categories of the STS/STSE studies and the moments of the school project. As a result of the study, a Didactic Science Guide was developed for teachers who can use it as guiding material for future practice, based on pedagogical practices and results obtained during the realization of the RedePesca project.
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