O ensino de química e a crise da epistemologia no contemporâneo: construindo pontes seguras para o pensamento científico por meio de trilhas pedagógicas

Cebin, João Bosco (2022)

dissertacao_mestrado

No mundo globalizado, as evoluções científicas e tecnológicas se tornaram parte da vida cotidiana, todavia, a grande quantidade de informações nutre estereótipos e representações sociais da ciência muitas vezes controversas, pois ora estão alinhavadas com um posicionamento político, ora são consideradas distantes do universo epistemológico dos indivíduos, e dado o afastamento ou a não popularização da linguagem científica, ocasionam questionamentos e dúvidas que geram controvérsias ou opiniões com estatuto pseudo-científico. O presente trabalho apresenta inferências de como o Ensino de Ciências e mais propriamente da Química, pode participar dos processos de Popularização, Familiarização e Divulgação do Conhecimento, construindo bases científicas mais sólidas para o progresso da Alfabetização Científica. Buscou-se identificar os principais problemas enfrentados pela consolidação do estatuto epistemológico do pensamento científico no Ensino Fundamental; compreender as representações sociais presentes na mídia e no universo escolar-social que ancoram a desinformação e dificultam a formação do pensamento crítico e emancipatório; e construir um produto educacional temático com rotinas pedagógicas, que favoreça a problematização do Ensino de Química e da Filosofia da Ciência no enfrentamento das questões apresentadas. Nesse trabalho utilizamos o Método de Pesquisa Qualitativa de Caráter Exploratório do Tipo Grupo Focal. O ambiente da pesquisa é uma escola pública de tempo integral do ES, com alunos da disciplina de “Pensamento Científico” no ensino fundamental II.

In the globalized world, scientific and technological developments have become part of everyday life, however, the large amount of information nurtures stereotypes and social representations of science that are often controversial, as they are sometimes aligned with a political position, sometimes they are considered distant from the epistemological universe. of individuals, and given the remoteness or non-popularization of scientific language, they cause questions and doubts that generate controversies or opinions with pseudo-scientific status. The present work presents inferences of how the Teaching of Sciences and more specifically of Chemistry, can participate in the processes of Popularization, Familiarization and Dissemination of Knowledge, building more solid scientific bases for the progress of Scientific Literacy. We sought to identify the main problems faced by the consolidation of the epistemological statute of scientific thought in Elementary School; understand the social representations present in the media and in the school-social universe that anchor misinformation and make it difficult to form critical and emancipatory thinking; and to build a thematic educational product with pedagogical routines, which favors the problematization of the Teaching of Chemistry and Philosophy of Science in facing the issues presented. In this work, we used the Focus Group Type Exploratory Qualitative Research Method. The research environment is a full-time public school in ES, with students from the discipline of "Scientific Thinking" in elementary school II.


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