Licenciatura em química no Ifes campus Aracruz: limites e possibilidades para permanência e conclusão do ensino superior

Rodrigues, Pamela Sabrina Bonifácio ; Miranda, Gleiciane Araujo de (2022-03-07)

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A evasão escolar é um fenômeno recorrente, sobretudo no ensino superior. As explicações para o fracasso escolar no nível superior são as mais diversas e envolvem fatores da realidade da vida escolar do estudante até a sua chegada no ensino superior e também às condições de vida para se dedicar aos estudos. O objetivo geral deste estudo foi conhecer as principais dificuldades dos discentes para permanecer no curso de Licenciatura em Química do Ifes campus Aracruz. Metodologicamente este estudo obteve dados por meio de um levantamento de teses e dissertações, revisão bibliográfica e entrevista à coordenação de curso sobre as ações de permanência e abandono no curso de licenciatura em Química do campus Aracruz. Assim, detectou-se os mais variados motivos, desde a base deficitária do Ensino Médio até a rotina de vida que os alunos enfrentam. Com isso, conclui-se que podem haver algumas medidas a serem adotadas por parte da instituição que visam auxiliar e estimular o discente na permanência e conclusão do curso como, por exemplo, a oferta extra de disciplinas básicas que são primordiais para o desenvolvimento do curso, como Matemática, Física e a própria Química.


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