Uma proposta de ensino de função seno utilizando o Geogebra no ensino médio
Trabalho de Conclusão de Curso
RESUMO: Este artigo apresenta um trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, campus Vitória. O objetivo do trabalho foi analisar uma proposta de ensino de função seno utilizando o GeoGebra no Ensino Médio. Para tanto, propomos uma intervenção com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual do Espírito Santo. Tal intervenção foi organizada em um minicurso usando o software de geometria dinâmica, GeoGebra. O minicurso teve duração de 4 horas, e foi realizado em um laboratório de informática do Ifes campus Vitória, com o tema trigonometria, definido juntamente com o professor regente. As tarefas foram desenvolvidas a fim de provocar os alunos a investigarem sobre conceitos relacionados à trigonometria, percorrendo um trajeto da razão trigonométrica seno à função trigonométrica seno. Percebemos que as investigações matemáticas colaboram na apropriação de conceitos matemáticos, ampliando as perspectivas dos estudos, tornando-as mais interessantes, uma vez que estão identificadas com as experiências, necessidades e interesses dos alunos. Concluímos que a tarefa se mostrou favorável de ser trabalhada em sala de aula, pois possibilitou aos alunos a apropriação de conhecimentos matemáticos por meio da investigação.
ABSTRACT: This article presents a work of completion of the degree course in Mathematics at the Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, campus Vitória. The objective of this work was to understand the impacts of mathematical research using digital technologies in the training of high school students. To this end, we propose an intervention with third-year high school students from a public school in the state of Espírito Santo. This intervention was organized in a short course using the dynamic geometry software, GeoGebra. The short course lasted 4 hours, and was held in a computer laboratory of the Ifes campus Vitória, with the theme trigonometry, defined together with the teacher regent. The tasks were developed in order to provoke the students to investigate concepts related to trigonometry, traveling a path of trigonometric ratio sine to sine trigonometric function. We noticed that mathematical investigations collaborate in the appropriation of mathematical concepts, expanding the perspectives of studies, making them more interesting, since they are identified with the experiences, needs and interests of students. We concluded that the task was favorable to be worked in the classroom, because it allowed students to appropriate mathematical knowledge through research.
Redes Sociais