Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: a contribuição do docente no diagnóstico e adequação metodológica do ensino aprendizagem
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O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem sido foco de diversos estudos. Atingindo cerca de 3% a 5% de crianças e adolescentes no mundo é considerado como o transtorno mais comumente diagnosticado nos serviços especializados, porém, ainda se apresenta permeado de inquietudes, controvérsias e grande desafio para a educação(ABDA, 2022). Portanto, este trabalho analisou a compreensão de professores sobre o TDAH e sua contribuição no diagnóstico e aplicabilidade de metodologias compatíveis com as necessidades de aprendizagem dos alunos que possuem TDAH. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa baseada no levantamento bibliográfico, principalmente, por meio, de livros e artigos científicos e, pesquisa de campo, utilizando o método de entrevista semiestruturada com seis professores atuantes em variados anos de escolaridade da rede pública e privada. Os resultados demonstram que os docentes se encontram despreparados, inseguros e com práticas pouco efetivas no atendimento de alunos com TDAH. Sugerindo que, ainda há um grande percurso a ser trilhado para que os professores possam cumprir seu papel e contribuir de forma efetiva no ensino-aprendizagem dessas crianças.
Attention-Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) has been the focus of several studies. Affecting about 3% to 5% of children and teenagers in the world, it is considered the most commonly diagnosed disorder in specialized services. However, it is still subject of concern, controversies and a big challenge for the educators. Therefore, this study analyzed teacher’s knowledge about ADHD and their contribution to the diagnostic and applicability of compatible methodologies with the learning needs of students who have ADHD. The methodology adopted for this study was a qualitative research based on a bibliographic survey, mainly through books and scientific articles, and field research, using the semi-structured interview method with six teachers teaching in different school years in the public and private school systems. The results show that teachers are unprepared, unconfident and using ineffective practices in the care of students with ADHD. The study suggests that, there is still a long way to go so that teachers can fulfill their job and effectively contribute to the teaching-learning process of these children.
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