Compostagem orgânica como possibilidade metodológica de educação ambiental no ensino de Ciências: uma revisão de literatura
tcc
Este trabalho possui o propósito central de refletir sobre as possibilidades de utilização de experimentos relacionados à compostagem no ensino de ciências, em especial, de Biologia, para o desenvolvimento da Educação Ambiental. É crescente a degradação ambiental gerada pelo lixo orgânico produzido pela ação humana, sendo a compostagem uma alternativa de reaproveitamento desse resíduo sólido, transformando-o em fertilizantes orgânicos. A diversidade metodológica é uma aliada importante no processo de construção do conhecimento científico. No ensino de Ciências e de Biologia, a experimentação pode representar uma estratégia para a efetivação da educação científica, especialmente se fizer relações com a vida em sociedade. A pesquisa se deu mediante a realização de uma revisão de literatura, que envolveu o estudo de 10 investigações acadêmicas disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), publicadas entre 2013 e 2022. As linhas temáticas dos trabalhos sinalizaram para a percepção ambiental de estudantes e professores sobre o desenvolvimento de projetos de compostagem orgânica em escolas e também para práticas de Educação Ambiental envolvendo a compostagem orgânica. A análise permite perceber a importância do conhecimento sobre a Educação Ambiental desde os primeiros anos escolares, visto que todas as investigações foram realizadas em escolas de educação básica, em especial, em turmas de ensino fundamental. O estudo possibilita constatar a viabilidade do desenvolvimento de experimentos de compostagem em escolas, constituindo-se como uma possibilidade metodológica importante de Educação Ambiental no ensino de Ciências e de Biologia.
Redes Sociais