Aplicação do uso de experimentações nos anos finais do ensino fundamental no componente curricular de ciências
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Este projeto aborda a importância em incluir as aulas práticas juntamente com as teóricas para um melhor entendimento dos conteúdos ministrados. Avaliando a importância da realização das experimentações no componente curricular de Ciências, a partir da percepção de alunos sobre seu interesse e participação, nesse método de ensino aprendizagem. O projeto foi aplicado na E.M.E.F. “Adwalter Ribeiro Soares”, em Colatina – ES, com os alunos do 6° ano “B” e “D” do Ensino Fundamental, onde foi praticada aula experimental, de acordo com o conteúdo abordado no cronograma escolar, do componente curricular de Ciências. Antes e depois de realizada a experimentação, foram aplicados questionários aos alunos sobre a importância do uso das experimentações, e se eles julgam que a partir dessa prática, o entendimento do conteúdo abordado ficou mais claro de ser assimilado, concomitantemente às aulas teóricas. Esperava-se a tendência de que os alunos apresentassem maior entendimento e assimilação dos conteúdos ministrados associados às aulas práticas, pois essas práticas são consideradas um mecanismo facilitador do processo ensino-aprendizagem, bem como os conteúdos teóricos ministrados na sala de aula formal. Com a aplicação dos questionários antes e após a realização da experimentação foi possível inferir que as diferenças entre as respostas, mesmo quando não significativas estatisticamente, apontam para uma percepção positiva sobre a utilização da experimentação como método de ensino-aprendizagem.
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