Browsing Ciências Exatas e da Terra by Title
Now showing items 21-40 of 326
-
Aprendendo sobre ambiente no museu : potencialidades educativas do Instituto Nacional da Mata Atlântica
(2017)RESUMO: O estudo aborda as potencialidades educativas do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) enquanto espaço educativo não formal e investiga possíveis contribuições das visitas mediadas para a formação das concepções ...
-
Aprendizado de representações vetoriais de imagens com redes neurais artificiais para recuperação de produtos do varejo
(Serra, 2023)A recuperação de produtos a partir de imagens tem múltiplas aplicações, desde o fornecimento de informações e recomendações para clientes em supermercados até a geração automática de faturas em lojas inteligentes. No ...
-
Aprendizagem ativa associativa ao uso de smartphones no contexto de sala de aula: uma proposta de atividades investigativas para o ensino da cinemática no 1º ano do ensino médio
(Cariacica, 2020)RESUMO: Essa dissertação é o resultado de uma proposta para o ensino dos conceitos básicos da cinemática desenvolvida no segundo semestre do ano de 2018 em uma turma do 1o ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. José ...
-
Aprendizagem baseada em projetos aplicada aos estudos sobre energias renováveis: estratégia para o ensino de química na perspectiva CTSA
(Vila Velha, 2024-04-22)O objetivo dessa pesquisa foi o de investigar a contribuição da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para a aprendizagem em química na temática Energias renováveis com enfoque em Ciência Tecnologia Sociedade ...
-
A aprendizagem baseada em projetos no ensino de química promovendo aprendizagem significativa crítica
(Vila Velha, 2020)Investigação sobre a contribuição da metodologia da Aprendizagem Baseada Em Projetos (PBL) para promover Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) no ensino de Química Orgânica. A prática foi subsidiada pela construção de ...
-
Aprendizagem baseada na resolução de problemas articulada à atividade experimental problematizada: ensino de química no contexto CTSA do sódio
(Vila Velha, 2020)O Ensino de Química por meio de modelo de aula tradicional tem refletido na falta de interesse dos alunos do século XXI. Há a necessidade de quebra de paradigmas e procura por metodologias ativas que promovam a mobilização ...
-
Aprendizagem colaborativa entre agentes comunitários de saúde : proposta formativa sobre hipertensão arterial
(2016)RESUMO: Essa pesquisa objetivou o desenvolvimento de estratégia metodológica formativa para educação em saúde com o tema: “Hipertensão Arterial sistêmica” (HAS), junto a Agentes Comunitários de Saúde (ACS), vinculados ...
-
Aprendizagem em ciências e matemática de uma criança com trossomia 8 : discussões a partir da teoria das ações mentais por etapas
(2016)RESUMO: Essa dissertação teve como objetivo analisar a aprendizagem de um aluno com Trissomia 8, conhecida como Síndrome de Warkany, nas disciplinas de Ciências e Matemática com base na Teoria das Ações Mentais por Etapas. ...
-
Aprendizagem matemática de um aluno com baixa visão : uma experiência a partir do uso da Teoria de Galperin
(2015)RESUMO: Esta pesquisa qualitativa de mestrado destina-se a discutir pontos relevantes na inclusão de um aluno com baixa visão em uma escola regular na disciplina de matemática. O objetivo foi problematizar o ensino-aprendizagem ...
-
APRENDIZAGEM SOBRE A TEMÁTICA AMBIENTAL A PARTIR DA REMOÇÃO DE RESÍDUO DE TINTA GUACHE EM ÁGUA DE AMBIENTE ESCOLAR: COMPREENDENDO A ADSORÇÃO EMPREGANDO ADSORVENTES NATURAIS
(EdifesVila Velha, 2024)O ensino da Química muitas vezes está baseado na aprendizagem por memorização o que torna o conteúdo abstrato e sem contextualização. Uma das maneiras de tornar as aulas mais interessantes é utilizando experimentos. Este ...
-
Aprendizagens docentes em grupo de estudos sobre divisão : narrativas de práticas pedagógicas com crianças
(2014)RESUMO: Este estudo analisa aprendizagens docentes de professoras participantes do Grupo de Estudos de Educação Matemática (GEEM-ES) explicitadas em narrativas e reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem de ...
-
Apropriação do conceito de sistema de numeração decimal por uma criança com Síndrome de Down na perspectiva da teoria da formação planejada das ações mentais
(2017)RESUMO: As pessoas com deficiência têm sua participação na escola e na sociedade garantida pela legislação brasileira. Para uma participação crítica na sociedade a alfabetização científica é essencial, e nesse sentido, ...
-
Apropriação do uso de tecnologias digitais na realização de uma prática pedagógica : um olhar sobre a formação inicial do professor de matemática
(2016)RESUMO: Este trabalho versa sobre o uso de tecnologias digitais na produção de atividades matemáticas na Formação Inicial de Professores de Matemática. A problemática discutida envolveu a utilização de dispositivos móveis ...
-
Arquiteturas de redes neurais profundas para classificação de dialetos e sotaques
(Serra, 2022-02-08)RESUMO A classificação automática de sotaques possui diversas aplicações potenciais como a identificação e autenticação de usuários, ferramentas de investigação forense e a seleção de modelos especializados para as ...
-
Articulações entre o PDE - Escola e a formação continuada de professores de ciências da natureza do município de Cariacica-ES : do planejamento ao fazer docente
(2014)RESUMO: Este estudo teve como objetivo investigar as articulações entre o programa Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) e a Formação Continuada de Professores, como potencialidades para aprimorar o desenvolvimento ...
-
Atividades experimentais com bicicleta no ensino de movimento circular
(2017)RESUMO: Dentre algumas das dificuldades comumente expostas pela classe docente na implantação de atividades práticas no desenvolvimento de estratégias de ensino, podemos citar a falta de material didático de apoio, ...
-
Atividades investigativas no ensino de ciências : uma sequência didática sobre o tema fungos para o ensino fundamental
(2013)RESUMO: A presente pesquisa consistiu na utilização de diferentes atividades por meio de um ensino investigativo com o tema fungos, de forma a propiciar aos alunos a oportunidade de agir, acompanhar ações e demonstrações ...
-
Atividades investigativas no ensino de física : experimentos de Hertz no ensino médio
(2017)RESUMO: Muito tem sido discutido e observado, que metodologias educacionais tradicionais não são mais sucintas para despertar o interesse dos estudantes, ocasionando uma queda no seu rendimento ou até mesmo desgostando do ...
-
Atribuição de significados ao conceito de variável : um estudo de caso numa Licenciatura em Matemática
(2014)RESUMO: O presente estudo tem como objetivo investigar o significado que alguns licenciandos de Matemática atribuem ao conceito de variável na Álgebra. A pesquisa se justifica pelo fato de que muitos são os estudantes ...
-
A aula de campo e suas potencialidades para a promoção da alfabetização científica : um olhar além do alumbramento
(2017)RESUMO: Esta pesquisa investiga a relevância da alfabetização científica e do uso de espaços educativos não formais para uma formação educacional que prepare os indivíduos para o exercício da cidadania. Justifica-se pelo ...
Redes Sociais