Ciências Exatas e da Terra
Browse by
Recent Submissions
-
A mobilização de conhecimentos na atividade docente em uma prática de modelagem matemática na perspectiva sociocrítica
(Vila Velha, 2022)Esta pesquisa tem por objetivo principal investigar as estratégias que os professores de Matemática do ensino fundamental mobilizam para promover os conhecimentos matemático, tecnológico e reflexivo, abordados por Skovsmose ...
-
RISCO GEOLÓGICO NO ENSINO DE GEOCIÊNCIAS: UMA AULA DE CAMPO NA RAMPA DO URUBU – VIANA (ES) PARA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
(Vila Velha, 2022)Esta pesquisa discute a importância do ensino de Geociências nas escolas, sobretudo por meio da utilização das aulas de campo como coadjuvantes no processo de ensino aprendizagem dos estudantes para discussão de temas ...
-
Uma proposta de ensino de eletrodinâmica no ensino médio na metodologia dos três momentos pedagógicos com o uso de vídeos e simuladores computacionais.
(Cariacica, 2022)Resumo: Este trabalho consistiu na construção, aplicação e análise de uma intervenção pedagógica em uma instituição estadual de ensino público do município de Cariacica/ES, mais especificamente, numa turma do terceiro anodo ...
-
Uma proposta de sequência didática com base em metodologias ativas por meio do Ensino híbrido para o ensino da óptica da visão e do Efeito fotoelétrico
(Cariacica, 2022)Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para o Ensino da óptica da visão e sua conexão com o efeito fotoelétrico. Para isso, buscou-se elaborar uma sequência didática com características investigativas ...
-
O Impacto da Utilização de um Aplicativo na Aprendizagem em Matemática com os Alunos do Terceiro ano do Ensino Médio
(2022)ABSTRACT: This work consists of an application and observation of the use of an application in the classroom with students of the third year of high school in the discipline of Mathematics. In which, the application ...
-
Uma proposta de sequência didática para o ensino de energia mecânica
(Cariacica, 2018)RESUMO: É notório que a escola e a educação não acompanham o desenvolvimento tecnológico e a necessidade dos novos alunos do século XXI. Uma nova abordagem se faz necessária para retomarmos o interesse de parte dos alunos ...
-
Utilização de experimentos com robótica educacional para ensino da mecânica
(Cariacica, 2020)RESUMO: No Ensino tradicional de Física, os professores enfrentam diversas dificuldades, entre elas a falta de motivação dos alunos, já que as dinâmicas das aulas de Física se restringem em apresentar os assuntos contidos ...
-
Uma proposta de UEPS para o ensino de morfologia de galáxias como tópico de astronomia para o ensino médio
(Cariacica, 2020)RESUMO: Este trabalho é uma proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), referente ao conteúdo de morfologia de galáxias. As UEPS são sequências de ensino à luz da teoria da Aprendizagem Significativa ...
-
A educação ambiental no ensino médio : uma proposta de abordagem temática na física térmica sob o enfoque CTS/CTSA
(Cariacica, 2020)RESUMO: As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Ambiental (CNE n.º 02/2012), combinadas com a Lei Federal n.º 9795/1999, estabelecem que a Educação Ambiental deve estar presente em todos os níveis e modalidades ...
-
Quatro elementos de interação em quatro níveis de aprendizagem: uma proposta de abordagem pedagógica para o estudo de campo e força magnética
(Cariacica, 2020)RESUMO: Este trabalho é resultado de uma pesquisa para a aplicação de um produto educacional em formato de livro de uma abordagem pedagógica denominada “Quatro Elementos de Interação em Quatro níveis de Aprendizagem” ...
-
A terra sob a óptica da gravidade: uma proposta interdisciplinar para o ensino de física
(Cariacica, 2020)RESUMO: Este trabalho apresenta uma proposta didática para o Ensino de Física básica, usando a aplicação de alguns princípios físicos para a investigação geológica da subsuperfície. Tendo a gravidade como temática central, ...
-
Principia: viajando através da mecânica newtoniana: uma proposta de engajamento ao estudo da física
(Cariacica, 2020)RESUMO: Este trabalho consiste em uma dissertação a respeito da fundamentação, aplicação, análise de dados e conclusão do produto educacional em formato de serious game construído em conjunto com uma sequência didática ...
-
O ensino de quantidade de movimento e colisões na educação de jovens e adultos através de uma sequência didática contextualizada com a educação para o trânsito
(Cariacica, 2022)Resumo: Por força da legislação, que exige uma idade mínima de 18 anos para que os educandos possam se matricular na Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio, esse público já ingressa nessa modalidade de ensino com uma ...
-
Ensino por investigação: uma proposta para o ensino da força elástica para alunos do 1º ano do ensino médio
(Cariacica, 2019)RESUMO: Essa dissertação é o resultado de uma prática pedagógica da perspectiva investigativa, desenvolvida no segundo semestre do ano de 2018, em uma turma de 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Maria de Novaes ...
-
Aprendizagem ativa associativa ao uso de smartphones no contexto de sala de aula: uma proposta de atividades investigativas para o ensino da cinemática no 1º ano do ensino médio
(Cariacica, 2020)RESUMO: Essa dissertação é o resultado de uma proposta para o ensino dos conceitos básicos da cinemática desenvolvida no segundo semestre do ano de 2018 em uma turma do 1o ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. José ...
-
Proposta didática para o ensino de geradores elétricos em laboratórios virtuais e reais
(Cariacica, 2020)RESUMO: O presente trabalho relata a aplicação de uma sequência didática para o ensino de geradores elétricos em laboratórios virtuais e reais em uma Escola Pública Estadual. Esta Unidade Didática foi pensada e desenvolvida ...
-
Proposta de sequência didática para ensino das leis de Newton, utilizando gifs e vídeos
(Cariacica, 2020)RESUMO: A realidade tecnológica e digital tem se expandido amplamente, atingindo, de forma massiva, espaços que, há um século, não faziam parte desse ambiente, sendo a escola um exemplo. Por isso, esta pesquisa tem por ...
-
Uma sequência didática de introdução a cinemática para alunos surdos e ouvintes em uma classe regular de ensino
(Cariacica, 2020)RESUMO: Esta dissertação apresenta uma sequência de dez aulas, para o ensino dos conceitos da Cinemática, mas, especificamente, espaço, tempo e velocidade para alunos surdos e ouvintes em uma mesma classe de primeiro ano ...
-
O laboratório vivo como mentefato pedagógico: possibilidades de alfabetização científica sustentável por abordagem curricular temática nos anos iniciais da educação básica
(2021-12-20)A pesquisa que se faz dissertação investigativa e propõe caminhos metodológicos emancipatórios que viabilizem uma educação científica a estudantes dos anos iniciais da educação básica, mediante problematizações deflagradas ...
-
Um jogo de tabuleiro dos Guarani Mbyá (Tambeopé) : saberes e fazeres indígenas na matemática escolar pelo viés da etnomatemática
(Vitória, 2022)RESUMO: Historicamente, a matemática eurocêntrica se espalhou impondo seu modo de saber e fazer a grande parte do mundo, apagando e minimizando outras formas do pensar matemático advindo de sociedades, povos e grupos ...
Redes Sociais