Programa escola da terra capixaba: potencialidades para a formação de educadores do campo no polo de Colatina - ES

Brunelli, Joice de Souza (2022)

tcc

Este trabalho discute a formação docente continuada de educadores e educadoras do campo a partir do Curso de Especialização Escola da Terra Capixaba. É uma pesquisa que se mostra relevante no debate acerca da elaboração de outro olhar sobre o campo e identidades camponesas, que, por tanto tempo, foram esquecidas e marginalizadas pelo desinteresse do Poder Público e pela imposição das elites econômicas. Considerando o contexto historicamente tenso na luta pelo direito a uma educação do Campo de qualidade, o problema da pesquisa apresenta-se na seguinte configuração: quais são as contribuições do Curso de Especialização Escola da Terra Capixaba para a formação continuada de educadores do campo do Polo de Colatina-ES? Esta pesquisa, cuja base metodológica é qualitativa com caráter exploratório, busca no Estudo de Caso, e suas fontes de evidências, apresentar discussões necessárias aos saberes indispensáveis às práticas docentes de educadores críticos. Dialogando com pensadores como Gramsci (1982) e Freire (1980, 2011), este trabalho aponta para a urgência em fortalecer um novo projeto educativo, em que os professores, enquanto intelectuais orgânicos, são agentes que podem ressignificar a Educação através de suas práxis pedagógicas. Em Brandão (1981, 1985, 2003), buscamos compreender as relações estabelecidas entre Educação e Cultura, entendendo que as práticas concretas de transformação social são possíveis a partir dessa articulação. Foerste (2005) apresenta o conceito de Parcerias, entendendo que os sujeitos e os espaços institucionais formativos precisam estar em um diálogo permanente. Por sua vez, Gerke (2018) apresenta os sentidos do processo de profissionalização docente e sua relevância para a garantia da especificidade formativa dos profissionais da Educação. Portanto, articular esses conceitos e reflexões com o processo formativo ofertado pelo Curso de Especialização Escola da Terra Capixaba contribui para agregar forças em resistência ao projeto hegemônico do desenvolvimento do Brasil.

This research discusses about the continuing teacher training of rural educators based on the Escola da Terra Capixaba Specialization Course. Since teacher training in the peasant context is a topic that has gained space in the last two decades, this study is relevant in the debate about the elaboration of another look at the countryside and peasant identities, which for so long have been forgotten and marginalized by the lack of interest of the Public Power and by the imposition of the economic elites. Therefore, considering the historically tense context in the struggle for the right to a quality Rural Education, the research problem presents itself in the following configuration: what are the contributions and potentialities of the Escola da Terra Capixaba Specialization Course for the continuing education of educators from campo do Polo de Colatina ES? This research, whose methodological basis is qualitative with an exploratory character, explores and presents a Case Study and its sources of evidence in order to present necessary discussions to the indispensable knowledge to the teaching practice of critical educators. Based on thinkers such as Gramsci (1982) and Freire (1980, 2011), this study points out to the urgency of strengthening a new educational project, in which teachers, as organic intellectuals, are agents that may re-signify Education through their pedagogical practices. Based on Brandão (1981, 1985, 2003), we seek to understand the relationships established between Education and Culture, understanding that concrete practices of social transformation are possible from this articulation. Foerste (2005) presents the concept of partnerships, understanding that the subjects and the formative institutional spaces need to be in a permanent dialogue. Gerke (2018) presents in his reflections the meanings of the teaching professionalization process and its relevance to guarantee the specific training of Education professionals. Therefore, articulating these concepts and reflections with the training process offered by the Escola da Terra Capixaba Specialization Course contributes to adding forces to resistance to the hegemonic project of development in Brazil


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