O lúdico como ferramenta de ensino de Biologia no Ensino Médio
tcc
O presente trabalho tem por objetivo analisar um jogo como ferramenta didática, buscando perceber a progressão dos estudantes do 3o ano do ensino médio, em uma escola pública de Alegre – ES, no conteúdo de Evolução, para analisar a importância de atividades lúdicas para o ensino de biologia. A experiência foi durante o Estágio Supervisionado III. O jogo, é em formato de um tabuleiro, que possui peças e dados. O conteúdo é Evolução, e a dinâmica busca ensinar de forma leve e compreensível os processos de mudanças e adaptações dos seres vivos com as modificações que ocorrem no meio ambiente. O jogo foi aplicado em turmas do 3° (terceiro) ano do ensino médio, em uma escola estadual no município de Alegre, localizado no estado do Espírito Santo. Após a aplicação do jogo, observou-se que os estudantes apresentaram uma mudança no que se refere às construções conceituais relacionadas ao conteúdo Evolução. Com os resultados obtidos podem-se notar que o jogo didático é uma ferramenta que facilita a compreensão dos estudantes diante do conteúdo de Evolução, além de ser uma forma fácil de diversificar o cotidiano estudantil demonstrando maneiras alternativas de se ensinar biologia.
Redes Sociais