A relação entre afetividade e aprendizagem no contexto escolar de crianças em fase de alfabetização.
tcc
O presente trabalho integra pesquisas realizadas no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização Escolar (Gespae), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – Campus Vila Velha. Pretendeu traçar a influência da afetividade no contexto escolar para a aprendizagem das crianças em fase de alfabetização. Utilizou-se como percurso metodológico a abordagem qualitativa de uma pesquisa bibliográfica. O desenvolvimento do estudo se dividiu em três seções: revisão de literatura baseada em trabalhos selecionados na BDTD; pesquisa documental nos documentos oficiais (LDBEN, PNA e BNCC) e referencial teórico com base nos conceitos de alfabetização de Gontijo e Schwartz (2011) e Gontijo (1995, 2002), na relação entre desenvolvimento, afetividade e interação social presentes nas teorias de Vigotski e Wallon, com auxílio dos estudos de Martins (2016), Rego (2014), Martins e Facci (2016), Asbahr (2016), Machado, Facci e Barroco (2011), Galvão (2014) e Dantas (1992); e análise de dados a partir do diálogo entre os conceitos explicitados. Buscou-se analisar como a afetividade se relaciona com o desenvolvimento cognitivo e social da criança e como as relações construídas no ambiente escolar e a motivação por trás delas podem atuar como propulsora da aprendizagem. Foram identificadas referências à dimensão afetiva nos seguintes documentos: LDBEN, PCN, BNCC e PNA. Concluiu-se que as relações de afeto construídas e trabalhadas por meio da interação social e da relação entre professor e alunos devem ser consideradas no contexto escolar, a fim de propiciar o desenvolvimento integral da criança, não só na fase de alfabetização, como em todas as etapas da educação.
This work is part of research carried out within the scope of the Study and Research Group on School Literacy (Gespae), of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo (Ifes) - Campus Vila Velha. It intended to trace the influence of affectivity in the school context for the learning of children in the literacy phase. The qualitative approach of a bibliographic research was used as a methodological path. The development of the study was divided into three sections: literature review based on selected works in BDTD; documentary research in official documents (LDBEN, PNA and BNCC) and theoretical reference based on the literacy concepts of Gontijo and Schwartz (2011) and Gontijo (1995, 2002), in the relationship between development, affectivity and social interaction present in the theories of Vigotski and Wallon, with the help of studies by Martins (2016), Rego (2014), Martins and Facci (2016), Asbahr (2016), Machado, Facci and Barroco (2011), Galvão (2014) and Dantas (1992); and data analysis from the dialogue between the concepts explained. We sought to analyze how affectivity relates to the child's cognitive and social development and how the relationships built in the school and the motivation behind then can act as a learning driver. References to the affective dimension were identified in the following documents: LDBEN, PCN, BNCC and PNA. It was concluded that affective relationships built and worked through social interaction and the relationship between teacher and students must be considered in the school context, in order to provide the full development of the child, not only in the literacy phase, but in all as stages of education.
Redes Sociais