Projeto escolar “Café de Venda Nova do Imigrante” com CTS/CTSA no ensino médio público : uma prática pedagógica além da sala de aula

Mognhol, Tadeu Davel (2017)

Dissertação de mestrado

RESUMO: O objetivo desta investigação foi o de estudar aspectos metodológicos e a educação CTS/CTSA no desenvolvimento do projeto de escolar chamado “Café de Venda Nova do Imigrante”, realizado em uma Escola Pública Estadual da cidade de Venda Nova do Imigrante, no Estado do Espírito Santo durante o ano letivo de 2015. O projeto buscou promover debates e reflexões sobre as questões relacionadas à produção de café à luz do enfoque ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, tendo como base a pedagogia da Práxis, a educação não formal e o enfoque CTS/CTSA, envolvendo oito estudantes do ensino médio, uma estudante de graduação e professores colaboradores. Tratou-se de uma investigação qualitativa, do tipo estudo de caso, apoiada em observações, análise de documentos oficiais, visita aos espaços de produção de café, rodas de conversas, entrevistas e questionários aplicados aos sujeitos da pesquisa. A investigação teve quatro olhares, a saber: (a) constituição da equipe de trabalho; (b) formação da equipe de trabalho por meio de oficinas; (c) o desenvolvimento do projeto; (d) finalização do projeto com um seminário local. O estudo foi desenvolvido com base nos seguintes referenciais: Paulo Freire, Moacir Gadotti, Glen Aikenhead, Wildson Santos, Décio Auler, Nilbo Nogueira, Maria da Glória Gohn, entre outros. A análise dos resultados indicou que o ensino de ciências foi promissor a partir do diálogo produzido entre os espaços de produção de café e a escola. Foi possível encontrar correlação entre as categorias da pedagogia da Práxis e os momentos do projeto escolar. A partir das intervenções pedagógicas desenvolvidas durante o projeto escolar foi construído um guia didático de ciências como um produto educacional voltado para professores da área das ciências naturais, possibilitando a inovação das práticas pedagógicas de ciências naturais no âmbito da educação básica.

ABSTRACT: The objective of this research was to study methodological aspects and STS/STSE education in the development of the school project called "Venda Nova do Imigrante Coffe ", held at a State Public School in Venda Nova do Imigrante city, Espirito Santo State, during the academic year 2015. The project sought to promote debates and reflections on issues related to coffee production in the light of the science, technology, society and environment approach, based on the pedagogy of Praxis, non-formal education and the focus STS/STSE, involving eight high school students, one undergraduate student and collaborating professors. It was a qualitative research, of the type of case study, supported by observations, analysis of official documents, visits to coffee production spaces, conversation wheels, interviews and questionnaires applied to the research subjects. The investigation had four glances, namely: (a) constitution of the work team; (b) training of the work team through workshops; (c) the development of the project; (d) completion of the project with a local seminar. The study was developed based on the following references: Paulo Freire, Moacir Gadotti, Glen Aikenhead, Wildson Santos, Décio Auler, Nilbo Nogueira and Maria da Glória Gohn, among others. The analysis of the results indicated that the teaching of science was promising from the dialogue produced between the coffee production spaces and the school. It was possible to find a correlation between the categories of pedagogy of Praxis and the moments of the school project. From the pedagogical interventions developed during the school project, a didactic science guide was constructed as an educational product aimed at teachers in the natural sciences area, making possible the innovation of the pedagogical practices of natural sciences in the scope of basic education.


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