Alfabetização sob uma perspectiva crítica: uma investigação sobre os desafios e particularidades durante o ensino remoto emergencial devido à pandemia do covid-19
tcc
Este trabalho apresenta a alfabetização a partir da perspectiva crítica, indo em direção contrária à mera repetição de letras e sílabas, buscando uma prática reflexiva que trabalha com o ensino de leitura e escrita a partir de uma concepção sócio interacionista, com ensino embasado por gêneros textuais diversos que partem da língua em uso. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar se foi possível, no ensino remoto emergencial da pandemia do COVID-19, no ano de 2020, em Colatina – ES, desenvolver uma alfabetização sob uma perspectiva crítica com crianças da rede pública do 1º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, a base teórica deste estudo foi composta por Soares (2004), Gontijo (2009), Amaral (2002), Souza (2013), Freire (1981; 1987), Rocha et al. (2020) e Alves (2020). Esta é uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo com algumas características da pesquisa-ação, fazendo uso da aplicação de um questionário para quatro professoras de três escolas da rede pública de ensino. Os principais resultados encontrados mostram que durante o ensino remoto emergencial muitos recursos tecnológicos foram utilizados, mas houve dificuldade por parte dos professores e alunos para manuseá-los, bem como dificuldade de acesso em algumas situações. Também observamos a falta da perspectiva crítica nas aulas remotas dos pesquisados.
This study highlights the importance of reading as a strengthening factor of human culture, especially in the early years of Elementary School, this is Primary Education. It is important to point out that the reading performed through the decoding vision contributes to increase the number of individuals who, although involved in reading, do not take it as a cultural practice and are unable to project it in their social relations (CRUVINEL, 2010). Thus, the general goal of this research is to analyze whether reading can act as a strengthening of culture in the initial grades of Elementary School. This study was mainly based on the authors Cruvinel (2010), Solé (1998), Bakhtin (2006), Candau (2002), Butlen (2015), Gomes (2010), Rauen (2010) Cançado (2010) and Paschoal (2009). The methodology used was a bibliographic analysis on the teaching of reading and the existing proposals and approaches to the strengthening of culture, as well as conducting an investigation into the reading projects that can help the teachers’ didactic-pedagogical practice. The main results showed that reading, in addition to everything it is able to provide for children, may act as a cultural strengthening indeed.
Redes Sociais