Educação Especial: Ensino de Biologia para alunos surdos
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O presente trabalho tem como objetivo geral investigar sobre os aspectos que cercam o ensino e a aprendizagem de Ciências Biológicas para os discentes surdos, inicialmente abordando uma perspectiva histórica da educação inclusiva. Ainda, foram relacionados os impasses enfrentados atualmente, tais como a falta de capacitação dos professores, a pouca disponibilidade de intérpretes na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a dificuldade de correspondência de termos científicos em LIBRAS, apresentando, destarte, práticas pedagógicas que visem à facilitação do entendimento da Biologia pelos estudantes surdos. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida através de revisão narrativa de literatura, com a coleta de materiais realizada através da procura em artigos, teses, dissertações, leis e decretos que tratam do ensino inclusivo para estudantes surdos, especialmente no âmbito da Biologia. Destarte, como resultado foi possível colacionar estudos que versem sobre a educação inclusiva, de modo que foram apresentadas alternativas que visem tornar o ensino mais efetivo para o aluno surdo, de acordo com suas especificidades, tais como a adoção de glossários e a utilização de videoaulas.
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