A literatura como recurso pedagógico para o ensino e estímulo à leitura: um estudo sobre letramento literário
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Este estudo tem como objetivo verificar como é abordado o trabalho com a literatura no Ensino Fundamental I (EF), bem como refletir sobre práticas pedagógicas significativas que podem ser implementadas para estimular a leitura para fruição. A pesquisa tem como principal base teórica os estudos de Cosson (2021), Candido (2012), Zilberman (1988) e Lajolo (1988), e trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa de cunho bibliográfico. As fontes utilizadas na pesquisa foram livros, artigos e dissertações que abordam a temática do estudo. Parte das buscas ocorreu em meio eletrônico, nos seguintes bancos de dados: Scientific Electronic Library Online – SCIELO, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Catálogo de Teses e Dissertações – CAPES. A fim de apresentar estudos relativos às práticas significativas no trabalho com a literatura no EF I, foram fundamentais as análises das pesquisas de Marques (2017), Sant’ana (2019) e Faria (2010). Este trabalho ancora-se, ainda, em alguns procedimentos de pesquisa-ação, propondo uma avaliação por pares de uma proposta pedagógica de intervenção. O trabalho construído consistiu em uma sequência expandida, elaborada nos pressupostos do Letramento Literário de Cosson (2021), sendo destinada a turmas de 4º ano do EF I, podendo ser adaptada para outros níveis. Os resultados da avaliação pelos pares mostraram que a proposta é viável de ser implementada na escola, e é capaz de potencializar o ensino de leitura e literatura nas turmas do EF I. Este estudo mostra-se relevante, pois além de estimular reflexões em torno do ensino da leitura, que carece de progressos, busca de forma prática contribuir para mudanças que possam ressignificar este ensino.
This study aims to verify how the teaching of literature is approached in Elementary School grades, as well as to reflect on significant pedagogical practices that may be implemented to encourage reading for enjoyment. The research has as its main theoretical basis the studies of Cosson (2021), Candido (2012), Zilberman (1988) and Lajolo (1988), and its methodology is characterized as an exploratory study, with a qualitative approach with a bibliographic nature. The sources used in the research were books, articles and dissertations that address the subject of the study. Part of the searches took place electronically, in the following databases: Scientific Electronic Library Online – SCIELO, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, Catalog of Theses and Dissertations – CAPES. In order to present studies related to significant pedagogical practices for the teaching process with literature in Elementary School grades, we counted on the results of the researches carried out by Marques (2017), Sant'ana (2019) and Faria (2010), they were essential. This study also uses some action-research procedures, by proposing a peer evaluation of a pedagogical intervention proposal. The pedagogical proposal consisted of an expanded didactic sequence, elaborated on the assumptions of Literary Literacy by Cosson (2021), intended for 4th grade classes of Elementary Shcool, and could be adapted for other levels as well. The results of the peer review showed that the proposal is feasible to be implemented at school for the targeted students, and is capable of enhancing the teaching of reading and literature in classes. This study is considered relevant, as in addition to stimulating reflections about the teaching of reading, which still lacks more progress. In addition, this research work has the intention to contribute, in a practical way, to changes that may reframe this teaching.
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