dc.contributor.advisor | Simão, Flávio Pavesi | |
dc.contributor.author | Ferreira, Gabriel do Nascimento | |
dc.date.accessioned | 2022-12-13T11:47:35Z | |
dc.date.available | 2022-12-13T11:47:35Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Gabriel do Nascimento. EVOLOGIC: Aplicativo para ensinar Lógica de Programação. 2022. 40 f. Monografia (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Alegre, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2585 | |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This work arose from the perception of the learning difficulty of the students of the Systems
Analysis and Development course at IFES – Campus de Alegre, regarding the programming
discipline. In this work, EVOLOGIC will be presented, a digital application whose general
objective is to help, in a dynamic way, students with difficulties in learning programming logic.
Therefore, it was necessary to previously know the concepts related to programming logic,
also verifying the contribution of applications and video lessons in the learning process. For
the development of the theoretical framework, readings of articles, books and websites that
addressed programming logic and educational applications were carried out. Through
research, it was possible to verify a positive contribution of the use of applications and video
lessons as a support tool in the development of students' study, provided that teachers and
guardians are prepared to use them. At the end of this work, it was possible to develop and
make available the EVOLOGIC in its initial version. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO: Esse trabalho surgiu da percepção sobre a dificuldade de aprendizagem dos alunos do curso
de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFES – Campus de Alegre, com relação a
disciplina de programação. Neste trabalho será apresentado o EVOLOGIC, um aplicativo
digital que tem como objetivo geral auxiliar, de forma dinâmica, alunos com dificuldade na
aprendizagem de lógica de programação. Para tanto, foi necessário previamente conhecer os
conceitos relacionados à lógica de programação, verificando também a contribuição dos
aplicativos e videoaulas no processo de aprendizado. Para o desenvolvimento do referencial
teórico foram realizadas leituras de artigos, livros e sites que abordavam sobre lógica de
programação e aplicativos educacionais. Por meio das pesquisas, foi possível verificar uma
contribuição positiva do uso dos aplicativos e videoaulas como uma ferramenta de apoio no
desenvolvimento no estudo de alunos, desde que professores e responsáveis estejam
preparados para utilizá-los. Ao final deste trabalho, foi possível desenvolver e disponibilizar o
EVOLOGIC em sua versão inicial. | pt_BR |
dc.format.extent | 40 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Alegre | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Lógica de programação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Aplicativos | pt_BR |
dc.subject | Videoaulas | pt_BR |
dc.subject | Educação. | pt_BR |
dc.title | EVOLOGIC: Aplicativo para ensinar Lógica de Programação | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Alegre | pt_BR |
ifes.campus | Campus_de_Alegre | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_de_Alegre | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | |
dc.contributor.member | Costa, Cleziel Franzoni da | |
dc.contributor.member | Silveira, Pedro David Netto | |
Redes Sociais