Show simple item record

EVOLOGIC: Aplicativo para ensinar Lógica de Programação

dc.contributor.advisorSimão, Flávio Pavesi
dc.contributor.authorFerreira, Gabriel do Nascimento
dc.date.accessioned2022-12-13T11:47:35Z
dc.date.available2022-12-13T11:47:35Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationFERREIRA, Gabriel do Nascimento. EVOLOGIC: Aplicativo para ensinar Lógica de Programação. 2022. 40 f. Monografia (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Alegre, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2585
dc.description.abstractABSTRACT: This work arose from the perception of the learning difficulty of the students of the Systems Analysis and Development course at IFES – Campus de Alegre, regarding the programming discipline. In this work, EVOLOGIC will be presented, a digital application whose general objective is to help, in a dynamic way, students with difficulties in learning programming logic. Therefore, it was necessary to previously know the concepts related to programming logic, also verifying the contribution of applications and video lessons in the learning process. For the development of the theoretical framework, readings of articles, books and websites that addressed programming logic and educational applications were carried out. Through research, it was possible to verify a positive contribution of the use of applications and video lessons as a support tool in the development of students' study, provided that teachers and guardians are prepared to use them. At the end of this work, it was possible to develop and make available the EVOLOGIC in its initial version.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Esse trabalho surgiu da percepção sobre a dificuldade de aprendizagem dos alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFES – Campus de Alegre, com relação a disciplina de programação. Neste trabalho será apresentado o EVOLOGIC, um aplicativo digital que tem como objetivo geral auxiliar, de forma dinâmica, alunos com dificuldade na aprendizagem de lógica de programação. Para tanto, foi necessário previamente conhecer os conceitos relacionados à lógica de programação, verificando também a contribuição dos aplicativos e videoaulas no processo de aprendizado. Para o desenvolvimento do referencial teórico foram realizadas leituras de artigos, livros e sites que abordavam sobre lógica de programação e aplicativos educacionais. Por meio das pesquisas, foi possível verificar uma contribuição positiva do uso dos aplicativos e videoaulas como uma ferramenta de apoio no desenvolvimento no estudo de alunos, desde que professores e responsáveis estejam preparados para utilizá-los. Ao final deste trabalho, foi possível desenvolver e disponibilizar o EVOLOGIC em sua versão inicial.pt_BR
dc.format.extent40 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAlegrept_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectLógica de programaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAplicativospt_BR
dc.subjectVideoaulaspt_BR
dc.subjectEducação.pt_BR
dc.titleEVOLOGIC: Aplicativo para ensinar Lógica de Programaçãopt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localAlegrept_BR
ifes.campusCampus_de_Alegrept_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_de_Alegrept_BR
ifes.course.undergraduateTecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
dc.contributor.memberCosta, Cleziel Franzoni da
dc.contributor.memberSilveira, Pedro David Netto


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record