Show simple item record

Classificação por histograma de cor das cenas do filme do Senhor dos Anéis

dc.contributor.advisorKomati, Karin Satie
dc.contributor.authorCorrêa, Izabely Almeida Furtado
dc.date.accessioned2022-12-13T11:36:29Z
dc.date.available2022-12-13T11:36:29Z
dc.date.issued2022-12
dc.identifier.citationCORRÊA, Izabely Almeida Furtado. Classificação por histograma de cor das cenas do filme do senhor dos anéis. 2022. 47 f. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal do Espírito Santo, Serra, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2583
dc.description.abstractRESUMO: Cor é um atributo importante e ela representa a característica visual mais usada pelo cérebro humano para diferenciar objetos e coisas. No cinema, a cor é usada intensivamente para transmitir sentimentos, auxilia na narrativa da história e serve para diferenciar os vários ambientes ou época do filme. Um dos filmes que usou cores para diferenciar os diversos ambientes/locais, é o filme “Senhor dos Anéis”, trilogia dirigida por Peter Jackson baseada nos livros de John Ronald Reuel Tolkien. A proposta deste trabalho é usar técnicas de processamento de imagens digitais (PDI) para distinguir os diversos ambientes do filme “Senhor dos Anéis”. Neste trabalho, a base de dados é dividida em modelos e testes. A base de modelos é um conjunto de 4 imagens que representam um dos 4 ambientes do filme: Condado (Shire), Rivendell, Mordor e Cidade dos Goblins. A base de testes é composta por 1 imagem de cada ambiente. As imagens da base de testes não constam das imagens da base de modelos. A extração de características será feita pelo histogramas de cromaticidade. O histograma de cromaticidade ou histograma de cor, corresponde aos histogramas de cada canal de cor de uma imagem e o espaço de cor usado neste trabalho é o RGB (red, green, blue). Com os vetores de características (histogramas de cromaticidade), é feita a comparação quantitativa da similaridade ou distância de cada imagem de teste com as imagens modelo. O maior valor de similaridade, ou o menor valor de distância, indica maior probabilidade da imagem de teste pertencer àquele ambiente do filme. Neste trabalho são usados 4 métricas de comparação: interseção, correlação, qui-quadrática e distância Hellinger. Como resultado final, verificamos que é possível aplicar uma técnica simples para a classificação de cenários, visto que as cores são usadas de forma proposital para caracterizar cada ambiente do filme.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Color is an important attribute and it represents the visual characteristic most used by the human brain to differentiate objects and things. In cinema, color is used intensively to convey feelings, helps in the narrative of the story, and serves to differentiate the various environments or times of the film. One of the films that used colors to differentiate the environments/places is the film “Lord of the Rings”, a trilogy directed by Peter Jackson based on the books by John Ronald Reuel Tolkien. This work aims to use digital image processing (PDI) techniques to distinguish the different environments of the movie “Lord of the Rings”. In this work, the database is divided into models and tests. The template base is a set of 4 images representing one of the 4 environments in the movie: Shire, Rivendell, Mordor, and Goblin City. The test base is composed of 1 image of each environment. The test base images are not included in the model base images. Feature extraction by chromaticity histograms. The chromaticity histogram, or color histogram, corresponds to the histograms of each color channel of an image and the color space used in this work is RGB (red, green, blue) . With the feature vectors (chromaticity histograms), a quantitative comparison of the similarity or distance of each test image with the model images is made. The higher similarity value, or the lower distance value, indicates that the test image is likelier to belong to that film environment. In this work, 4 comparison metrics are used: intersection, correlation, chi-square, and Hellinger distance. As a final result, we verified that it is possible to apply a simple technique for the classification of scenarios since the colors are used in a purposeful way to characterize each environment of the film.pt_BR
dc.format.extent47 fpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherEdifespt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectProcessamento de imagens - Técnicas digitaispt_BR
dc.subjectSistemas de reconhecimento de padrõespt_BR
dc.subjectAlgoritmos de computadorpt_BR
dc.subjectSoftware - Desenvolvimentopt_BR
dc.titleClassificação por histograma de cor das cenas do filme do Senhor dos Anéispt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localSerrapt_BR
ifes.campusCampus_Serrapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9860697624155451pt_BR
ifes.course.undergraduateBacharelado em Sistemas de Informação
dc.contributor.memberCosta, Mateus Conrad Barcellos da
dc.contributor.memberCampana, Vitor Faiçal
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/9244741653857997pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/4448287274372321pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6015-937Xpt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4235-5411pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5677-4724pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record