Show simple item record

O processo de inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de Educação Física escolar: possíveis impedimentos e oportunidades.

dc.contributor.advisorGuedes, Sinara
dc.contributor.authorSousa, Deyse
dc.date.accessioned2022-12-12T18:02:03Z
dc.date.available2022-12-12T18:02:03Z
dc.date.issued2022-09-23
dc.identifier.citationSOUSA, Deyse Francisca de. O processo de inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de educação física escolar: possíveis impedimentos e oportunidades. 2022. 44f. Monografia. (Especialização em Práticas Pedagógicas). Instituto Federal do Espírito Santo, Viana, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2581
dc.description.abstractO presente estudo busca compreender e aprofundar sobre os processos inclusivos, os avanços e as possíveis barreiras pertencentes à área da Educação Física Escolar em relação à participação de um aluno com deficiência visual (cegueira total) em uma escola pública regular da Rede Estadual de Ensino localizada no Município de Vila Velha/ES. Nesse contexto, foi elaborada uma proposta de intervenção pedagógica baseada nos fundamentos dos Três Momentos Pedagógicos, aplicando os conceitos discutidos sobre a temática do filme “Vermelho como Céu”. Em relação à aplicabilidade, a mesma se concretizará a partir das atividades práticas utilizando os jogos coletivos pré desportivos como um conteúdo que visa à inclusão social como meio para aprimorar a autonomia, o espírito participativo e coletivo de todos. Inspira-se nas ideias da Tendência Pedagógica Progressista Libertadora e na Teoria Sóciointeracionista. No que diz respeito á metodologia, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e exploratório. No entanto, em virtude dos protocolos sanitários da Pandemia de Covid-19, a proposta não foi aplicada na prática. Neste sentindo, a mesma foi desenvolvida a partir da pesquisa bibliográfica baseando-se em estudos já publicados. Interpretando as informações obtidas, constataram-se que a formação acadêmica do Professor de Educação Física e o currículo praticado nas escolas seriam fatores que poderiam levar à exclusão dos alunos com deficiência visual durante as aulas. No geral, esta pesquisa também pretende contribuir para a reflexão acerca da educação inclusiva, sobretudo, da Educação Física Inclusiva em relação aos alunos com deficiência visual, buscando reestruturar e identificar evidências que possam romper com a exclusão escolar.pt_BR
dc.languageptpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEducação Física Escolar - Deficiência Visual - Inclusãopt_BR
dc.titleO processo de inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de Educação Física escolar: possíveis impedimentos e oportunidades.pt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.contributor.memberde Paula, Denilton


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record