O processo de inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de Educação Física escolar: possíveis impedimentos e oportunidades.
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O presente estudo busca compreender e aprofundar sobre os processos inclusivos, os avanços e as possíveis barreiras pertencentes à área da Educação Física Escolar em relação à participação de um aluno com deficiência visual (cegueira total) em uma escola pública regular da Rede Estadual de Ensino localizada no Município de Vila Velha/ES. Nesse contexto, foi elaborada uma proposta de intervenção pedagógica baseada nos fundamentos dos Três Momentos Pedagógicos, aplicando os conceitos discutidos sobre a temática do filme “Vermelho como Céu”. Em relação à aplicabilidade, a mesma se concretizará a partir das atividades práticas utilizando os jogos coletivos pré desportivos como um conteúdo que visa à inclusão social como meio para aprimorar a autonomia, o espírito participativo e coletivo de todos. Inspira-se nas ideias da Tendência Pedagógica Progressista Libertadora e na Teoria Sóciointeracionista. No que diz respeito á metodologia, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e exploratório. No entanto, em virtude dos protocolos sanitários da Pandemia de Covid-19, a proposta não foi aplicada na prática. Neste sentindo, a mesma foi desenvolvida a partir da pesquisa bibliográfica baseando-se em estudos já publicados. Interpretando as informações obtidas, constataram-se que a formação acadêmica do Professor de Educação Física e o currículo praticado nas escolas seriam fatores que poderiam levar à exclusão dos alunos com deficiência visual durante as aulas. No geral, esta pesquisa também pretende contribuir para a reflexão acerca da educação inclusiva, sobretudo, da Educação Física Inclusiva em relação aos alunos com deficiência visual, buscando reestruturar e identificar evidências que possam romper com a exclusão escolar.
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