Guia didático – metais pesados no lixo urbano: uma sequência didática nos moldes da Atividade Experimental Problematizada (AEP)

Barbosa, Angelo Fernando Melo ; Ribeiro, Joselito Nardy ; Moura, Paulo Rogerio Garcez de ; Ribeiro, Araceli Verónica Flores Nardy (2022)

livro

Este produto educacional foi desenvolvido pelo discente Angelo Fernando Melo Barbosa sob a orientação do Prof. Dr. Joselito Nardy Ribeiro e coorientação de Profª. Drª Araceli Verónica Nardy Ribeiro e o Prof. Dr. Paulo Rogerio Garcez de Moura durante a pesquisa de mestrado em Química do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES no Programa de mestrado profissional em Química em Rede nacional – PROFQUI. A ideia para sua produção partiu de uma reunião prévia, para se definir os caminhos a serem tomados durante o mestrado, partindo de experiências anteriores do discente, definiu-se a aproximação da Educação Ambiental com as práticas da Atividades Experimentais (AEP). Destarte, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica que pavimentasse o caminho escolhido, bem como, dar um vislumbre de como poderiam ser as experimentações que seriam capazes de articular ambas as vertentes escolhidas. Seguindo, buscamos definir as melhores condições para as experimentação que seriam propostas neste material, em seguida, desenvolveu-se uma sequência didática pautada nos fundamentos da AEP, com o intuito de fazer os alunos refletirem a respeito dos seus hábitos de consumo dentro da lógica capitalista do consumo e suas consequências, para isso, realizando experimentos em que os conceitos químicos de soluções, concentrações, poluentes, metais pesados, toxicidade, danos ao meio ambiente, entre outros, fossem ferramentas para o entendimento de uma questão complexa e urgente na sociedade. Após sua validação por pares, foi realizado um refinamento do material e seu resultado é apresentado nas páginas a seguir.