Potencialidades pedagógicas dos espaços de educação não formal da cidade de Aracruz-ES : contribuições para a formação inicial de professores de química
Dissertação de mestrado
RESUMO: O objetivo desse trabalho foi o de analisar as contribuições pedagógicas na formação inicial de professores de química a partir de uma intervenção realizada nos espaços de educação não formal da cidade de Aracruz, estado do Espírito Santo. O projeto de ensino, intitulado “Circuito da Ciência”, foi realizado utilizando a metodologia de aula de campo envolvendo 15 estudantes do curso de licenciatura em Química do Campus Aracruz do Instituto Federal do Espírito Santo, cujo planejamento foi baseado em Seniciato e Cavassan (2004) e Campos (2012), isto é, organizado em três etapas: pré-campo, pós-campo e campo. A intervenção pedagógica visou a atender aos pressupostos e fundamentos das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica (BRASIL, 2013) e à perspectiva da educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS/CTSA). Tratou-se de uma investigação qualitativa planejada segundo Gil (2014). Os dados foram produzidos a partir de observações, anotações feitas no diário de bordo, relatos escritos e entrevista com os sujeitos da pesquisa. Além do produto educativo construído com base nas temáticas abordadas e nas visitas mediadas realizadas. A análise foi baseada nos pressupostos da educação não formal proposta por Gohn (2008), e da educação CTS/CTSA proposta por e Santos e Auler (2011), e Aikenhead (2009). Como produto educacional, foi elaborado um Guia Didático de Ciências para contribuir com a formação inicial e continuada de professores da área das Ciências Naturais. A análise dos resultados indicou que a intervenção pedagógica perpassou por aspectos tecnológicos, sociocientíficos, socioculturais, socioeconômicos e socioambientais, se aproximando da proposta da educação CTS/CTSA. Ao analisar os aspectos pedagógicos com base nos pressupostos da pedagogia da Práxis de Gadotti (2010), percebeu-se que houve momentos de promoção de cidadania, globalização, planetaridade, sustentabilidade, transdisciplinaridade e dialogicidade, o que também contribuiu para a promoção do sentimento de pertencimento local e regional e o empoderamento social.
ABSTRACT: The objective of this work was to analyze the pedagogical contributions in the initial formation of chemistry teachers from an intervention carried out in the non-formal education spaces of Aracruz city, Espírito Santo state, Brazil. The teaching project, entitled "Circuit of Science", was carried out using the methodology of field lessons involving 15 students of the undergraduate program in Chemistry of the Campus Aracruz do Federal Institute of Espírito Santo State, whose planning was based on Seniciato and Cavassan (2004) and Campos 2012), that is, organized in three stages: pre-field, post-field and field. The pedagogical intervention aimed at meeting the assumptions and foundations of the National Curricular Guidelines for Basic Education (BRASIL, 2013) and the perspective of education Science, Technology, Society and Environment (STS/STSE). It was a qualitative investigation planned according to Gil (2014). The data were produced from observations, notes made in the logbook, written reports and interviews with the research subjects. In addition to the educational product built based on the topics addressed and the mediated visits made. The analysis was based on the assumptions of non-formal education proposed by Gohn (2008), and the STS/STSE education proposed by Santos and Auler (2011), and Aikenhead (2009). As an educational product, a Didactic Science Guide was prepared to contribute of initial and continuing training of teachers in the area of Natural Sciences. The analysis of the results indicated that the pedagogical intervention covered technological, socioscientific, sociocultural, socioeconomic and socioenvironmental aspects, approaching the STS/STSE education proposal. In analyzing the pedagogical aspects based on the prepositions of Gadotti's pedagogical Praxis (2010), it was observed that there were moments of citizenship promotion, globalization, planetary, sustainability, transdisciplinarity and dialogicity, which also contributed to the promotion of the feeling of local and regional ownership and social empowerment.
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