Desenvolvendo os três níveis do conhecimento químico: um guia didático com abordagem cooperativa no ensino- aprendizagem do tema estrutura atômica

Passos, Tiago Silva ; Ribeiro, Juliano Souza ; Kauark, Fabiana da Silva (2022)

livro

Esse Guia Didático foi elaborado visando incentivar a aplicação da metodologia de aprendizagem Jigsaw no ensino de Química com a intenção de desenvolver os três níveis do conhecimento químico na abordagem do tema estrutura atômica. É um produto educacional originado da dissertação de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (ProfQui – IFES) intitulada “UM QUEBRA CABEÇA POSSÍVEL? MÉTODO COOPERATIVO E OS TRÊS NÍVEIS DO CONHECIMENTO QUÍMICO NA ABORDAGEM DO TEMA ESTRUTURA ATÔMICA” e tem por objetivo contribuir com a prática da docência. Um mestrado profissional é uma modalidade que requer, além da dissertação de mestrado, um produto educacional para levar os resultados aplicados ou aplicáveis da pesquisa para a sala de aula. É uma modalidade de mestrado específica para desenvolver habilidades em professores para atuar na sala de aula com o suporte que a pesquisa proporciona. Esperamos que esse material sirva de apoio e motive professores a utilizarem metodologias ativas de aprendizagem associados a estratégias de ensino, tal como a metodologia de aprendizagem Jigsaw associada aos três níveis de conhecimento químico com vistas ao protagonismo do discente no seu aprendizado.


Collections: