PRINCÍPIOS TERMOQUÍMICOS POR MEIO DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP): UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA
dissertacao_mestrado
O presente trabalho tratou de determinados princípios da Termoquímica a partir da Aprendizagem Significativa Crítica, com abordagem teórica-metodológica da Atividade Experimental Problematizada (AEP) no desenvolvimento de habilidades cognitivas, na perspectiva da Taxonomia de Bloom Revisada (TBR). A pesquisa foi do tipo pesquisa-intervenção, com abordagem qualitativa, utilizando os instrumentos de avaliação dos conhecimentos prévios de determinados princípios de Termoquímica e também da análise fenomenológica sobre Aprendizagem Significativa Crítica nos estudantes de uma turma de 2ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Hunney Everest Piovesan, no município de Cariacica-ES. O tratamento qualitativo dos dados da pesquisa foi realizado por meio do Software pNota e os resultados apresentados demonstraram que os estudantes em questão desenvolveram habilidades cognitivas na aquisição de conhecimento de certos princípios da Termoquímica em termos de lembrar, entender, aplicar, analisar e avaliar, dentre outros, evidenciando com maior alcance uma aprendizagem significativa crítica, chegando até o nível da dimensão do processo cognitivo Criar da TBR. Como produto educacional, foi elaborado um guia didático no formato de e-book acerca dos princípios da Termoquímica, com a finalidade de desenvolver certas habilidades cognitivas nos estudantes de ensino médio. The present work dealt with the principles of Thermochemistry from Critical Meaningful Learning, with the theoretical-methodological approach of Problem Experimental Activity (AEP), in the development of cognitives kills, from the perspective of Revised Bloom's Taxonomy (TBR). This study is a research-intervention with a qualitative approach, using instruments for evaluation of the previous knowledge of thermochemistry principles and, also, of phenomenological analysis on Critical Significant Learning of the students enrolled in a 2nd grade class of the “EEEFM Hunney Everest Piovesan'' public high school, located in the city of Cariacica-ES. The qualitative treatment of the research data was performed using thep Nota Software. The results demonstrated that students developed cognitives kills for knowledge acquisition of thermochemistry principles in terms of remembering, understanding, applying, analyzing, evaluating and others, being evident with greater reach of a critical significant learning, achieving the level of the dimension of cognitive process to create of TBR. A didactic guide in e-book format was prepared on the principles of thermochemistry for chemistry teachers in order to develop cognitives kills in high school students.
Redes Sociais