Um quebra cabeça possível? Método cooperativo e os três níveis do conhecimento químico na abordagem do tema estrutura atômica

Passos, Tiago Silva (2022)

dissertacao_mestrado

RESUMO: Muitos alunos apresentam dificuldades em aprender química, pois essa disciplina exige uma compreensão ao nível macroscópico, microscópico e representacional. Visando dar suporte a professores e alunos na instrução e entendimento da temática “estrutura atômica”, esse trabalho teve como objetivo central aplicar a método de aprendizagem Jigsaw com a intenção de desenvolver os três níveis do conhecimento químico na abordagem do tema estrutura atômica. Para isso, foi elaborada uma atividade didática aplicável a alunos da 1ª série do Ensino Médio cuja organização foi dividida em 5 momentos: (i) o primeiro é a estratégia didática, onde será apresentado os 3 níveis do conhecimento químico, a método de aprendizagem Jigsaw e a formação dos grupos-base; (ii) o segundo trata-se da revisão sobre a evolução dos modelos atômicos; (iii) o terceiro consiste na formação dos grupos de especialistas e na execução das atividades; (iv) o quarto é uma discussão sobre a atividade aplicada; (v) o quinto e último compreende uma avaliação. A atividade didática desenvolvida foi validada por pares e, além disso, permitiu a construção de um guia didático, como produto educacional, para professores visando auxiliá-los na abordagem do tema estrutura atômica. De modo geral, os docentes entrevistados concordam que a atividade didática produzida está adequada ao público-alvo a que se destina e contribui para o entendimento de conceitos científicos relacionados ao tema estrutura atômica da matéria.

ABSTRACT: Many students have difficulties in learning chemistry, as this subject requires an understanding at the macroscopic, microscopic and representational levels. Aiming to support teachers and students in the instruction and understanding of the theme "atomic structure", this work had as main objective to apply the Jigsaw learning methodology with the intention of developing the three levels of chemical knowledge in the approach of the atomic structure theme. For this, a didactic activity was developed applicable to students of the 1st grade of High School whose organization is divided into 5 moments: (i) the first is the didactic strategy, where the 3 levels of chemical knowledge will be presented, the Jigsaw learning methodology and the formation of base groups; (ii) the second is a review of the evolution of atomic models; (iii) the third consists of forming groups of specialists and carrying out activities; (iv) the fourth is a discussion of the applied activity; (v) the fifth and last comprises an evaluation. The didactic activity developed was validated by peers and, in addition, allowed the construction of a didactic guide, as an educational product, for teachers in order to assist them in approaching the topic atomic structure. In general, the teachers interviewed agree that the didactic activity produced is suitable for the target audience for which it is intended and contributes to the understanding of scientific concepts related to the topic atomic structure of matter.


Collections: