Gamificação no Ensino de Biologia: uma revisão de literatura
tcc
O presente trabalho tem como objetivo tratar acerca da implantação de ferramentas tecnológicas como forma de motivar e facilitar o aprendizado de Biologia, dando ênfase à metodologia ativa denominada gamificação. Diante das grandes transformações tecnológicas advindas da globalização mundial, o uso da tecnologia em diferentes contextos tornou-se algo quase indispensável para a sobrevivência diária dos indivíduos, podendo, também, ser um grande aliado em despertar maior interesse na aprendizagem de ciências biológicas. A pesquisa discute o conceito de gamificação, bem como a sua introdução no campo da Educação e do ensino de Biologia. Por meio de uma revisão de literatura baseada nos bancos de dados Google Acadêmico e Banco de Teses e Dissertações da CAPES, a pesquisa analisou quatorze trabalhos que abordam a relação entre a gamificação e o ensino de Biologia, constatando que a gamificação do processo de aprendizagem pode melhorar o rendimento dos estudantes e contribuir de maneira satisfatória ao processo de aprendizagem. Os resultados também sinalizam para diversas estratégias e ferramentas a serem utilizadas no ensino de Biologia.
Redes Sociais