Hip-hop e a dança breaking: por que não ensinar?

Sales, Edivardo de Souza (2022)

tcc

O objetivo desse trabalho é elaborar uma proposta de intervenção pedagógica voltada para o ensino da cultura/movimento Hip-Hop e da Dança Breaking nas aulas de Educação Física para alunos(as) do ensino fundamental II, visando uma pratica pedagógica dinâmica, prazerosa e divertida, promovendo aos(as) alunos(as) experiências diversificadas, que estimulem a criatividade, a corporeidade, a expressividade, a criticidade, o trabalho em grupo, bem como a autonomia, proporcionado também um conhecimento dos processos históricos, conceitos, elementos e fundamentos da cultura/movimento Hip-Hop e a Dança Breaking e a compreensão como um movimento de resistência negra. Deverão participar da intervenção alunos(as) de uma turma do sétimo ano de uma escola de ensino fundamental de rede privada do município de Uruburetama/CE. Trata-se de um trabalho qualitativo, que utilizará de metodologias ativas para a elaboração de uma proposta de uma estrutura didática. Para coleta de dados foram utilizados um diário de campo e observação participante. Para a análise será utilizado dez critérios de avaliação. A turma do sétimo ano terá à oportunidade de vivenciar uma prática corporal que utiliza da música, da pintura e da dança para se manifestar, fugindo dos esportes, trazendo conteúdos que proporcionem uma experiência de aula divertida e didática.


Collections: