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Gamificação na aprendizagem do ensino técnico em agropecuária integrado ao ensino médio

dc.contributor.advisorSilva, Veridiana Basoni
dc.contributor.authorPereira, Gabrielly Capelini
dc.date.accessioned2022-12-08T14:28:43Z
dc.date.available2022-12-08T14:28:43Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationPereira, Gabrielly Capelini. Gamificação na aprendizagem do Ensino Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. 2022. 47 f. Monografia (Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Alegre, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2565
dc.description.abstractA gamificação é uma estratégia de engajamento que permite criar ambientes de aprendizagem divertidos e envolventes, buscando inovar o formato convencional de educação. É uma estratégia eficaz e inovadora para potencializar o aprendizado e desenvolver diferentes habilidades dos discentes, facilitando com que os mesmos compreendam o conteúdo de maneira prática e os motivando a participar de seu processo de ensino-aprendizagem. Tendo em vista que os alunos de cursos técnicos necessitam visualizar, através de ferramentas educacionais, uma simulação dos desafios reais que enfrentarão em sua vida profissional, este trabalho sugere uma intervenção pedagógica, utilizando jogos e trazendo elementos como a competição, colaboração, aquisição de pontos, entre outros que visam deixar o processo de aprendizagem mais dinâmico e estimulante, e auxiliá-los na fixação do aprendizado de modo a torná-lo mais significativo. Com esse objetivo, foi realizada nas turmas do 2° TAI 02 e 2° TAI 04 do curso técnico em agropecuária do IFES - campus Alegre, uma gincana através de jogos lúdicos como: Quiz, jogo de cartas, jogo de tabuleiro e prática de cálculo de ração, como meio estratégico para a motivação, engajamento e colaboração na construção efetiva de aprendizagem. Foi realizada também uma análise quantitativa para um levantamento de dados sobre o perfil dos estudantes, e uma análise qualitativa que abrangeu as observações ao longo do processo de avaliação da metodologia. Com isso foi possível concluir que os jogos foram de grande importância para os discentes. O retorno dos alunos permitiu visualizar a importância dos jogos estarem mais presentes nos espaços educacionais e nas diversas áreas de conhecimento, possibilitando assim um maior engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent47 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAlegrept_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.titleGamificação na aprendizagem do ensino técnico em agropecuária integrado ao ensino médiopt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localAlegrept_BR
ifes.course.undergraduateCurso de Licenciatura em Ciências Biológicas
dc.contributor.memberFerrari, Gláucia Maria
dc.contributor.memberda Costa, Cleziel Franzoni


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