Material educativo sobre áreas e perímetro no âmbito do clube de matemática e em oficina de formação de professores

Helmer, Guilherme Escarpini (2022)

Trabalho de Conclusão de Curso

RESUMO: O presente trabalho analisa uma proposta de ensino dos conceitos de área e perímetro, constituída em material didático-pedagógico do Clube de Matemática, elaborado a partir do movimento lógico-histórico dos conceitos na formação inicial de professores. Tem-se por referencial teórico-metodológico a Teoria Histórico Cultural, a Teoria da Atividade e a Atividade Orientadora de Ensino. A partir dos estudos sobre o movimento lógico-histórico de área e perímetro selecionou-se duas tarefas sobre esses conceitos para fazer parte do material didático-pedagógico. Esse foi utilizado no desenvolvimento de uma oficina pedagógica com licenciandos e professores, onde foram produzidos dados empíricos da pesquisa. Durante a oficina notou-se que o planejamento organizado de forma intencional promoveu discussões entre os participantes, propiciando um ambiente coletivo de trocas de experiências individuais em busca da solução da situação problema proposta. Os dados foram produzidos a partir do questionário de inscrição, áudios, imagens e registros durante a oficina e com formulário de avaliação. A partir da comparação das respostas dadas antes da oficina e depois da oficina, sobre os conceitos de área e perímetro, conclui-se que quando a ação é planejada de forma intencional, propiciando o trabalho coletivo e baseada na gênese do conceito, promove possibilidades de apropriação dos conceitos, além de estimular o trabalho docente de forma mais ampla discutindo sobre grandezas, medidas, instrumentos de medida, unidades de medidas, relação entre área e perímetro, não utilizando apenas os cálculos a partir de fórmulas.

ABSTRACT: The presente work analyse a teaching proposal about the concept of area and perimeter, composed of didactic-pedagogical materials of the Mathematics Club and elaborated from the logical-historical moviment of two concepts in initial teacher training. The theoretical-methodological reference of Historical-Cultural Theory, Activity Theory and Teaching-orienteering Activity. From the area and perimeter logical-historical moviment studies were selected two tasks on these concept to be a part of the Didactic-Pedagogical Materials. This was used in the development of workshop with graduated student and teachers, where the empirical research data were produced. During the workshop, it was noted intentional organized planning promoted discussions among participants, making a collective place process of exchange of individual experiences looking for a solution to the proposed problem situation. Data were produced from the registration questionnaire, audios, images and records during the workshop and whit na evaluation form. From the comparison of the answers given before the workshop and after the workshop, over area and perimeter concepts, it is concluded when have the intentional action, motivating collective work and based concept origin, promote promotes possibilities of ownership of concepts, in addition to encouraging teaching work, arguing about quantitles, measure, measuring instruments, unit of measurement, relationship between area and perimeter not using only the calculations from formulas.


Collections: