Metodologias ativas no bacharelado em Administração: uma proposta de intervenção pedagógica utilizando a rotação por estações

Christo, Simone de Souza (2022)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: O ensino no Brasil, em todos os níveis, sempre foi pautado pelo modelo tradicional, ou seja, aulas expositivas e avaliação do processo de ensino-aprendizagem com provas. No entanto, há alguns anos esse modelo vem sendo questionado e novas formas de ensinar estão sendo propostas e praticadas, são as chamadas metodologias ativas. Frente ao exposto, o objetivo deste estudo é identificar como a metodologia ativa de ‘rotação por estações’ pode ser aplicada no ensino de práticas no curso de Bacharelado em Administração. Para tal, foi elaborada uma proposta de intervenção pedagógica baseada na metodologia de rotação por estações para trabalhar o conteúdo de Valuation, na disciplina de Finanças. A proposta contempla o detalhamento das atividades para aplicação da intervenção, bem como um questionário para avaliação dos resultados. Espera-se com a realização desta intervenção oportunizar ao aluno do curso de Administração uma formação mais abrangente e prática, ou seja, o aprender fazendo.


Collections: