Gêneros e tipos textuais para ensino superior no ERE (Ensino Remoto Emergencial): uma proposta de intervenção pedagógica

Santos, Tamara dos (2022)

tcc

RESUMO: Este trabalho propõe uma intervenção pedagógica sobre gêneros e tipos textuais para estudantes dos primeiros anos de cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EAD), mais precisamente, elaborada para o contexto de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A metodologia a ser utilizada é uma breve revisão bibliográfica das noções de gêneros e tipos textuais e respectiva análise de dados. Para a concepção teórica, vamos utilizar Marcuschi (2010; 2011), Koch e Elias (2010) e Araújo (2021). Nesse sentido, pretende-se: apresentar uma retomada teórica sobre os conceitos de gênero e tipo textual, que servirão para embasar a prática docente; elaborar e descrever uma sequência didática com três aulas sobre o tema; prever os resultados esperados e tecer algumas considerações sobre a pertinência da intervenção pedagógica no contexto de trabalhos sobre ensino de escrita. Através de ferramentas interativas, que auxiliam a fomentar as trocas entre os colegas no momento da aula síncrona, espera-se que seja reforçado o engajamento nas aulas. De modo geral, percebeu-se que há necessidade de desenvolver mais materiais e reflexões teóricas que analisem e relatem experiências docentes do ensino de escrita na modalidade EAD.

ABSTRACT: This work intends to elaborate a pedagogical intervention about textual and gender types for the first years of graduation students in the distance learning format, more specifically, elaborated to the Emergencial Remote Education. The methodology to be used is a brief bibliographic review of the gender and textual types and the respective data analysis. For the theorical conception, we are going to use Marcuschi (2010; 2011), Koch and Elias (2010) and Araújo (2021). In this regard, it is intended to: present a theorical resumption about the textual and gender type, which will be used to substantiate the teaching practice; elaborate and describe a didactic sequence with three classes about the theme; predict the expected results and comment on some considerations about the pertinency of pedagogical intervention on the context of works about the teaching of writing. Through interactive tools, that auxiliate to foster the exchanges between the classmates in the moment of the synchronic class, it is hoped to reinforce the engagement in the classes. In a general way, it was noticeable the necessity of developing more theorical materials and reflections that analyze and relate teaching experiences on the writing teaching of the distance learning format.


Coleções: