O desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática em um ambiente virtual de aprendizagem baseado no modelo de cooperação investigativa
Dissertação de mestrado
RESUMO: Este estudo tem como objetivo analisar as contribuições do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)-MOODLE na interação entre alunos e professor, tendo como proposta pedagógica uma atividade de modelagem matemática. A pesquisa tem como referencial teórico autores que defendem a linha da educação tecnológica como José Manuel Moran e Michael G. Moore, os ciclos de Modelagem Matemática de Almeida e Silva, Ole Skovsmose no que se refere à Educação Matemática Crítica Os estudos foram realizados no Instituto Federal de Ensino e Tecnologia do Espírito Santo – campus Venda Nova do Imigrante com alunos do 1º ano do Ensino Médio. Construiu-se uma sequência de atividades tendo como base as etapas de um ciclo de Modelagem Matemática, seguindo os pressupostos do Modelo de Cooperação Investigativa (Modelo-CI) e adotou-se para a produção de dados ferramentas no AVA-MOODLE como o chat e o fórum. Esses dados foram analisados numa perspectiva qualitativa, procurando indícios, nos meios de comunicação do Modelo-CI durante as atividades, que contribuam para a consolidação de um projeto para a criação de uma sala no AVA-MOODLE por meio de um guia didático com base nos conceitos da Modelagem Matemática.
ABSTRACT: This project aims to analyze the contributions of the AVA-MOODLE learning environment, in the interaction between students and teacher, having as pedagogical proposal a mathematical modeling activity. The research has as theoretical reference authors who defend the line of technological education as José Manuel Moran and Michael G. Moore, the cycles of Mathematical Modeling of Almeida and Silva, Ole Skovsmose regarding to Critical Mathematics Education. The studies were carried out at the Federal Institute of Education and Technology of Espírito Santo – Venda Nova do Imigrante campus with students from the 1st year of High School. It was built a sequence of activities based on the steps of a Mathematical Modeling cycle, following the assumptions of the Model-CI Investigative Cooperation Model and it was adopted AVA-MOODLE tools for production of data, such as chat and forum. These data were analyzed in a qualitative perspective, looking for indications in the CI-Model media during the activities that contribute for the consolidation of a project for the creation of a room in the AVA-MOODLE through a didactic guide based on the concepts of Mathematical Modeling.
Redes Sociais