CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM VÍDEO PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA “O JACARÉ-DO-PAPO-AMARELO, OS INCRÍVEIS HERÓIS DA MATA ATLÂNTICA”
tcc
A evolução do uso de tecnologias aconteceu em um ritmo acelerado com a chegada da internet. Parte da população possui acesso à internet ininterruptamente e com isto diversos meios de comunicação surgiram. Cada vez mais, os meios de comunicação buscam atrair a atenção dos espectadores, sendo a utilização de vídeos um recurso utilizado para este objetivo. Percebendo a escassez de materiais para Divulgação Científica sobre os jacarés, essa pesquisa visa construir e validar um vídeo sobre o jacaré-de-papo-amarelo, sendo o público-alvo, os estudantes do Ensino Fundamental II. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso sendo dividido em 4 etapas: 1) elaboração e validação de questionário para os professores do Ensino Fundamental II, 2) aplicação do questionário com os professores, 3) produção do vídeo para Divulgação Científica, 4) validação por pares do vídeo. O questionário destinado aos professores do Ensino Fundamental e a Validação por pares aconteceu de forma virtual. Vinte e seis professores participaram do questionário e sete avaliadores na validação por pares. Foram etapas valiosas para compreender a percepção dos professores perante o tema e para aprimorar o vídeo com as sugestões dos avaliadores. Após a análise dos resultados, percebe-se que o vídeo tem potencial para ser utilizado como instrumento de Divulgação Científica para a temática proposta, podendo ser um aliado para os professores em suas aulas. Com a construção do vídeo e as devidas alterações, esperamos que diversos estudantes vejam o material através das ações de educação ambiental do Projeto Caiman, no Youtube ou em sala de aula.
The evolution of the use of technologies happened at an accelerated pace with the arrival of the internet. Part of the population has access to the internet uninterruptedly and with this several means of communication have emerged. Increasingly, the media seek to attract the attention of viewers, and the use of videos is a resource used for this purpose. Realizing the scarcity of materials for Scientific Dissemination about caimans, this project aims to build and validate a video about the Broad-Snoted Caiman, with the target audience, Elementary School II students. The research has a qualitative approach, of the case study type, being divided into 4 stages: 1) elaboration and validation of a questionnaire for Elementary School II teachers, 2) application of the questionnaire with the teachers, 3) production of the video for Scientific Dissemination , 4) video peer validation. The questionnaire intended for elementary school teachers and the peer validation took place virtually. Twenty-six teachers participated in the questionnaire and seven evaluators in the peer validation. These were valuable steps to understand the teachers' perception of the topic and to improve the video with the evaluators' suggestions. After analyzing the results, it is clear that the video has the potential to be used as an instrument of Scientific Dissemination for the proposed theme, and can be an ally for teachers in their classes. With the construction of the video and the necessary changes, we hope that many students will see the material through the environmental education actions of Projeto Caiman, on Youtube or in the classroom.
Redes Sociais