AS FUNÇÕES INORGÂNICAS E A ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA SOBRE O TEMA GERADOR ROCHA MÁRMORE
dissertacao_mestrado
O trabalho abarca a elaboração, aplicação e discussão dos resultados da Sequência Didática (SD) Experimental Investigativa construída sob arcabouço da Atividade Experimental Problematizada (AEP). É estruturada em consonância ao contexto do arranjo produtivo de Cachoeiro de Itapemirim – ES, extração e beneficiamento de rochas ornamentais articulado ao objeto de conhecimento Funções Inorgânicas, o qual é componente curricular do Ensino Médio das Escolas da rede Estadual. Objetivou-se realizar o estudo de Funções Inorgânicas a partir do Tema Gerador rochas mármore, de forma a favorecer a Aprendizagem Significativa, apoiando-se na metodologia da AEP; discutir diferentes definições de ácidos, bases, sais e óxidos apresentados em Livros Didáticos do Ensino Médio comparando-os com os manuais de química; além de avaliar o desenvolvimento de Habilidades de Ciências da Natureza, no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa é de cunho descritivo, por meio da pesquisa-intervenção a partir de uma abordagem qualitativa. Utilizou-se de instrumento de avaliação de conhecimento prévios dos alunos e de Grupo Focal para verificar o desenvolvimento de Habilidades no contexto da BNCC por meio dos registros no diário de bordo. Os resultados mostraram que a SD construída a partir da metodologia da AEP foi capaz de entusiasmar os educandos e provocar interesse pelo conhecimento científico, impulsionando aprendizagens em Química a partir da aquisição de conhecimento para o tema circunscrito. Tal metodologia possibilitou o desenvolveu Habilidades elencadas da BNCC articuladas ao objeto de conhecimento Funções Inorgânicas. Logo, o Guia Didático apresenta o estudo sobre ácidos, bases, sais e óxidos no contexto da AEP, proporcionando aos professores um material potencialmente significativo na aprendizagem dos alunos.
The work encompasses the elaboration, application and discussion of the results of the Investigative Experimental Didactic Sequence (SD) built under the framework of the Problematized Experimental Activity (AEP). It is structured in line with the context of the productive arrangement of Cachoeiro de Itapemirim – ES, extraction and processing of ornamental rocks articulated to the knowledge object Inorganic Functions, which is a curricular component of the High School of State Schools. The objective was to carry out the study of Inorganic Functions from the Marble Rocks Generator Theme, in order to favor Meaningful Learning, based on the AEP methodology; discuss different definitions of acids, bases, salts and oxides presented in High School Textbooks comparing them with chemistry manuals; in addition to evaluating the development of Natural Science Skills, in the context of the National Curricular Common Base (BNCC). The research is descriptive, through intervention research from a qualitative approach. An instrument to assess the students' prior knowledge and a Focus Group were used to verify the development of Skills in the context of the BNCC through the records in the logbook. The results showed that the SD built from the AEP methodology was able to excite the students and provoke interest in scientific knowledge, which boosted learning in Chemistry from the acquisition of knowledge for the circumscribed topic. Such methodology enabled the development of Skills listed in the BNCC articulated to the knowledge object Inorganic Functions. Therefore, the Didactic Guide presents the study of acids, bases, salts and oxides in the context of ESL, providing teachers with potentially significant material for student learning.
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