Show simple item record

O ensino da Língua Brasileira de Sinais para estudantes com deficiência auditiva como segunda língua no contexto escolar

dc.contributor.advisorRubim, Rossanna dos Santos Santana
dc.contributor.authorSilva, Gabriel Oliveira da
dc.date.accessioned2022-12-01T14:33:54Z
dc.date.available2022-12-01T14:33:54Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationSILVA, Gabriel Oliveira da. O ensino da Língua Brasileira de Sinais para estudantes com deficiência auditiva como segunda língua no contexto escolar. 2022. 47 f. Trabalho Final de Curso (Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Colatina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2542
dc.description.abstractRESUMO: Este estudo, intitulado “O Ensino da Língua Brasileira de Sinais para Estudantes com Deficiência Auditiva como Segunda Língua no Contexto Escolar”, surgiu a partir da práxis no Atendimento Educacional Especializado com estudantes com deficiência auditiva em instituições públicas de educação. Mais especificamente, da necessidade de promover o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) de forma complementar à língua portuguesa oralizada e não de forma substitutiva, para esses alunos. Sendo assim, delineamos como objetivo principal deste trabalho desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica no âmbito do ensino da Libras como segunda língua para estudantes com deficiência auditiva por meio da gamificação, na forma de uma sequência didática. Como percurso metodológico, elencamos a pesquisa qualitativa, quantitativa, exploratória e documental como caminhos possíveis para adensar as discussões teóricas e didático-pedagógicas quanto à temática estudada, bem como para melhor arquitetar o corpus deste trabalho. Isto posto, foi possível identificar que há uma lacuna no que tange a produção de conhecimentos acadêmico-científicos referentes ao ensino da Libras para deficientes auditivos como segunda língua, apesar de tal serviço está prevista na legislação vigente; o que nos confere indicativo da importância desse estudo. Neste contexto, encontramos nas práticas pedagógicas o caminho mais equânime para se pensar o ensino da Libras como segunda língua para estudantes com deficiência auditiva, considerando as suas demandas específicas de aprendizagem que precisam ser pensadas a partir da perspectiva da inclusãopt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This study named "Teaching Brazilian Sign language as a second language to hearing impaired students in schools", emerged from the praxis in a specialized educational practice with hearing impaired students in public educational institutions. Mainly in a way to promote the teaching of the Brazilian Sign Language orally and not only as a substitute approach. Thus, the main objective of this research consists in developing a pedagogical proposal in the Sign Language as a second language teaching field for hearing impaired students through gamification in a sequential approach. The methodology was organized through qualitative and quantitative studies as well as exploratory and documental approaches to deepen theorical dialogues aiming its topic results. Furthermore, it was possible to identify the lack of academic research related to the Brazilian Sign Language teaching to hearing impaired as a second language even though, it is assuredby law. In this way, supported by pedagogical practices, we found a fair way to think the Brazilian Sign Language teaching to hearing impaired students considering their learning styles from an inclusive perspectivept_BR
dc.format.extent47 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEstudantes com deficiência auditivapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinais - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAquisição da segunda línguapt_BR
dc.subjectJogos no ensino de linguagempt_BR
dc.titleO ensino da Língua Brasileira de Sinais para estudantes com deficiência auditiva como segunda língua no contexto escolarpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localNova Venéciapt_BR
ifes.campusCampus_Colatinapt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Colatinapt_BR
ifes.course.underposgraduatePráticas Pedagógicas
dc.contributor.memberCastro, Mirella Guedes Lima de
dc.contributor.memberAlmeida, Georgia Bulian Souza


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record