dc.contributor.advisor | Rubim, Rossanna dos Santos Santana | |
dc.contributor.author | Silva, Gabriel Oliveira da | |
dc.date.accessioned | 2022-12-01T14:33:54Z | |
dc.date.available | 2022-12-01T14:33:54Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Gabriel Oliveira da. O ensino da Língua Brasileira de Sinais para estudantes com deficiência auditiva como segunda língua no contexto escolar. 2022. 47 f. Trabalho Final de Curso (Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Colatina, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2542 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Este estudo, intitulado “O Ensino da Língua Brasileira de Sinais para Estudantes com Deficiência Auditiva como Segunda Língua no Contexto Escolar”, surgiu a partir da
práxis no Atendimento Educacional Especializado com estudantes com deficiência
auditiva em instituições públicas de educação. Mais especificamente, da necessidade de
promover o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) de forma complementar à
língua portuguesa oralizada e não de forma substitutiva, para esses alunos. Sendo assim,
delineamos como objetivo principal deste trabalho desenvolver uma proposta de
intervenção pedagógica no âmbito do ensino da Libras como segunda língua para
estudantes com deficiência auditiva por meio da gamificação, na forma de uma
sequência didática. Como percurso metodológico, elencamos a pesquisa qualitativa,
quantitativa, exploratória e documental como caminhos possíveis para adensar as
discussões teóricas e didático-pedagógicas quanto à temática estudada, bem como para
melhor arquitetar o corpus deste trabalho. Isto posto, foi possível identificar que há uma
lacuna no que tange a produção de conhecimentos acadêmico-científicos referentes ao
ensino da Libras para deficientes auditivos como segunda língua, apesar de tal serviço
está prevista na legislação vigente; o que nos confere indicativo da importância desse
estudo. Neste contexto, encontramos nas práticas pedagógicas o caminho mais equânime para se pensar o ensino da Libras como segunda língua para estudantes com deficiência auditiva, considerando as suas demandas específicas de aprendizagem que precisam ser pensadas a partir da perspectiva da inclusão | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This study named "Teaching Brazilian Sign language as a second language to hearing impaired students in schools", emerged from the praxis in a specialized educational practice with hearing impaired students in public educational institutions. Mainly in a way to promote the teaching of the Brazilian Sign Language orally and not only as a substitute approach. Thus, the main objective of this research consists in developing a pedagogical proposal in the Sign Language as a second language teaching field for
hearing impaired students through gamification in a sequential approach. The
methodology was organized through qualitative and quantitative studies as well as
exploratory and documental approaches to deepen theorical dialogues aiming its topic
results. Furthermore, it was possible to identify the lack of academic research related to
the Brazilian Sign Language teaching to hearing impaired as a second language even
though, it is assuredby law. In this way, supported by pedagogical practices, we found a
fair way to think the Brazilian Sign Language teaching to hearing impaired students
considering their learning styles from an inclusive perspective | pt_BR |
dc.format.extent | 47 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Estudantes com deficiência auditiva | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Língua brasileira de sinais - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da segunda língua | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de linguagem | pt_BR |
dc.title | O ensino da Língua Brasileira de Sinais para estudantes com deficiência auditiva como segunda língua no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Nova Venécia | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Colatina | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Colatina | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Práticas Pedagógicas | |
dc.contributor.member | Castro, Mirella Guedes Lima de | |
dc.contributor.member | Almeida, Georgia Bulian Souza | |
Redes Sociais