Formação do professor de matemática em aulas de resolução de problemas a partir de ações colaborativas e reflexivas

Gaigher, Vanessa Ribeiro (2017)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Uma gama de orientações na área da Educação Matemática sugere o uso da Resolução de Problemas para melhorar a qualidade do ensino da matemática, porém, sua utilização pelos profissionais docentes é ainda escassa pelo próprio caráter de imprevisibilidade e insegurança presentes nesse tipo de tarefa. Esta pesquisa investigou quais contribuições emergem de ações colaborativas e reflexivas na formação de professores de matemática em aulas de resolução de problemas. O aporte teórico e metodológico contou com as contribuições de Ponte, Perrenoud, para apoiarem a formação prática reflexiva e colaborativa dos professores de Matemática; Pólya para a Resolução de Problemas e; Fernandez & Yoshida e Isoda & Olfos para o Lesson Study como método que sustentou a condução das aulas. A coleta de dados se deu com a participação de nove alunos-professores de Matemática, apesar de apenas quatro terem ministrado aulas de problemas mal estruturados construídas a partir do método do Lesson Study. Além desses sujeitos, a investigação contou com a participação da autora dessa investigação, além de quatro professores-pesquisadores deste método. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados por meio dos planejamentos de aula escritos, gravações em vídeo, registros escritos dos alunos-professores e alunos-graduandos e um instrumento elaborado a partir do referencial teórico eleito. Como produto científico-educacional foi elaborado um guia-didático com objetivo de reunir instruções, potencialidades, bem como aspectos que demandem certos cuidados ao se utilizar aulas de Resolução de Problemas. Os resultados apontaram certos ajustes no modo de condução desse tipo de aula, por parte dos alunos-professores e que pareceram resultar em êxitos na resolução dos problemas, pelos protocolos dos alunos-graduandos e pelas resoluções escritas.

ABSTRACT: A range of guidelines in the field of Mathematics Education recommend the use of Problem Solving to improve the quality of teaching mathematics; however, its experiences with teaching professionals is limited because of its unpredictability and insecurity. This research investigated on contributions emerges from collaborative and reflexive actions in mathematics teachers’ training in problem solving classes. The theoretical and methodological contribution of the research was supported by Ponte and Perrenoud, for a reflexive and collaborative practice of teachers of Mathematics; Pólya for a Problem and Solving and; Fernandez & Yoshida and Isoda & Olfos for the Lesson Study as a method that sustained a conduction of classes. Data collection was performed with a participate of nine mathematics student-teachers, among these, only four student-teachers taught classes with ill structured problems built using Lesson Study methods. In addition to these subjects, the research had the participation of the author of this research, besides four professors-researchers of this method.Therefore, it is a qualitative research, whose data were collected through written lesson plans, audio and video recordings, written records of studens-teachers and undergraduate- students and an instrument based on the theoretical framework addressed here. The scientific-educational product was prepared as a didactic guide with the purpose of gathering instructions, the potentialities, as well as what health care issues require for Problem Solving. The results pointed to certain adjustments in the way students-teachers conduct this type of class, which seemed to result in successes in Problem Solving, undergraduate-students protocols and written resolutions.


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