Dinâmica da produção de significado de construções pataxó por alunos de ensino médio em aula de campo

Novais, Ivonilton Pereira de (2017)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Essa pesquisa possui natureza qualitativa, de modalidade empírica, com enfoque no estudo de caso para analisar a dinâmica de produção de significado dos atores envolvidos. O objetivo geral da pesquisa é Analisar a produção de significados matemáticos, desenvolvida pelos atores da pesquisa, acerca do processo de construção de edificações pataxó em núcleos das aldeias de Barra Velha e Pequi, que gerou a seguinte pergunta-diretriz: Que significados matemáticos foram produzidos pelos atores acerca do processo de construção de edificações pataxó nas aldeias visitadas? Estabelecemos treze ações de pesquisa para analisarmos, discutirmos e pautarmo-nos na Teoria da Atividade, tomando atividade como unidade de análise, o Modelo dos Campos Semânticos para análise da dinâmica da produção de significado, a História Oral para efetuar análise de narrativas a partir de singularidades e convergências. O cenário de pesquisa constituiu-se em dois espaços: em uma escola, no município de Teixeira de Freitas – BA – e em duas aldeias pataxó, no extremo sul da Bahia. Tivemos como atores trinta e dois alunos da 1ª série do Ensino Médio, quatro professores da escola, que desenvolveram um trabalho na perspectiva interdisciplinar; um cacique pataxó, um diretor de escola pataxó, um coordenador pataxó, dois professores pataxó e dois construtores pataxó. Como resultado da pesquisa, identificamos a necessidade de estabelecer um diálogo entre Matemática, História e Arte de maneira a produzirem frutos que alimentem a aprendizagem e deem forças para que o ato de ensinar, inclusive Matemática, seja efetivamente colocado em prática, possibilitando o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nos mais variados níveis de ensino. Também concluímos que as formas como se produz conhecimento são dependentes de diversas variáveis que compõem as dinâmicas de uma cultura, logo, não há como pensar em produção única que seja válida em todos os contextos a todos os indivíduos. Desenvolvemos, como produto educacional, um guia didático– Contribuições da Teoria da Atividade e do Modelo dos Campos Semânticos na perspectiva interdisciplinar em aula de campo – destinado aos que queiram trabalhar no viés da interdisciplinaridade, tomando como base a Teoria da Atividade e o Modelo dos Campos Semânticos.

ABSTRACT: This research is a qualitative study of empirical basis, focusing on the study of case in order to analyze the meaning production dynamics of the involved participants. The general aim of the research is to analyze the production of mathematical meanings, developed by the research participants, about the Pataxó construction process of buildings in the villages of Barra Velha and Pequi. It resulted in the following guideline question: What mathematical meanings were produced by the participants about the Pataxó construction process of buildings in the visited villages? We have established thirteen research actions to analyze, discuss and guide ourselves in the Theory of Activity, considering activity as unit of analysis, the Model of Semantic Fields to analyze the dynamics of meaning production and Oral History to analyze narratives from singularities and convergences. The research scenario is composed by two spaces: a school in Teixeira de Freitas city – (Bahia state) - and in two Pataxó villages, in the southernmost region of the state of Bahia. We had as participants thirty-two first grade students of High School; four teachers of the school, which developed a work in the interdisciplinary perspective; A Pataxó cheiftain, a Pataxó principal, a Pataxó coordinator, two Pataxó teachers and two Pataxó builders. As a result of the research, we identified the need to establish a dialogue between Mathematics, History and Art in order to get results that boost learning and strengthen the act of teaching subjects as Mathematics, to be effectively put into practice, enabling the development of interdisciplinary activities at the most varied educational levels. We also conclude that the ways in which knowledge is produced are dependent on several variables that compose the dynamics of a culture, so there is no way to think of a single production that is true in all contexts to all individuals. As an educational product, we developed a didactic guide – Contributions of Activity Theory and Model of Semantics Fields in the interdisciplinary perspective in field classes - for those who want to work on the interdisciplinary line, based on the Activity Theory and the Model of Semantic Fields.


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