EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM UMA PERSPECTIVA MULTIDIMENSIONAL: ANÁLISE DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COM ENFOQUE CTSA

Almeida, Juliano Souza de (2022)

dissertação de mestrado

A compreensão da alimentação para além da perspectiva reducionista da mera ingestão de nutrientes se faz necessária, já que alimentar-se é um ato político, e numa perspectiva multidimensional, compreende os aspectos culturais, sociais, econômicos e ambientais. O objetivo desta pesquisa foi investigar se o processo de formação continuada de professores da educação básica favoreceu a compreensão da alimentação e nutrição em uma perspectiva multidimensional e convergente aos pressupostos da educação CTSA. A pesquisa é de cunho qualitativa, do tipo estudo de caso. A proposta de intervenção tomou como princípios: os indicadores da compreensão da alimentação na perspectiva multidimensional, a práxis educativa freiriana e as categorias da Educação CTSA. Tomou-se por base documental o Marco de Referência da Educação Alimentar e Nutricional, e como principais referências teóricas Paulo Freire, Décio Auler, Wildson Santos e Demétrio Delizoicov. O curso de formação foi realizado na modalidade EaD, teve 40h de duração e foi estruturado a partir de atividades síncronas e assíncronas, organizadas em quatro módulos em consonância com a MMD; participaram professores da Educação Básica de diferentes municípios dos Estados do sudeste. Os diálogos foram submetidos à análise do conteúdo, de modo a identificar elementos temáticos que sinalizassem compreensão da integridade do sistema alimentar em seus aspectos cultural, social, político, econômico e ambiental. Os resultados apontam para a compreensão multidimensional da alimentação e convergente aos aspectos da educação científica com enfoque CTSA e pressupostos freirianos. O produto educacional desse trabalho consiste em um Guia Didático de ciências, com orientações quanto a organização e implementação de futuras formações continuadas para professores da educação básica em educação alimentar e nutricional, em uma perspectiva multidimensional e convergente aos aspectos da educação CTSA.

Understanding food beyond the reductionist perspective of mere nutrient intake is necessary, since eating is a political act, and in a multidimensional perspective, it comprises cultural, social, economic and environmental aspects. The objective of this research was to investigate whether the process of continuing education of teachers of basic education favored the understanding of food and nutrition in a multidimensional perspective and convergent to the assumptions of CTSA education. The research is of a qualitative nature, of the case study type. The intervention proposal took as principles: the indicators of the understanding of food in a multidimensional perspective, Freire's educational praxis and the categories of CTSA Education. The Reference Framework for Food and Nutrition Education was taken as a documental basis, with Paulo Freire, Décio Auler, Wildson Santos and Demétrio Delizoicov as the main theoretical references. The training course was carried out in the distance education modality, lasted 40 hours and was structured from synchronous and asynchronous activities, organized into four modules in line with the MMD; Basic Education teachers from different municipalities in the southeastern states participated. The dialogues were submitted to content analysis, in order to identify thematic elements that signal an understanding of the integrity of the food system in its cultural, social, political, economic and environmental aspects. The results point to a multidimensional understanding of food and convergent to aspects of scientific education with a CTSA approach and Freirean assumptions. The educational product of this work consists of a Science Didactic Guide, with guidelines on the organization and implementation of future continuing education for teachers of basic education in food and nutrition education, in a multidimensional perspective and convergent to aspects of CTSA education.


Coleções: