Show simple item record

Análise sobre softwares educacionais: reflexões a partir de pesquisas apresentadas no ENEM

dc.contributor.advisorOliveira, Sabrine Costa
dc.contributor.authorBinda, Felipe Ferreira
dc.date.accessioned2022-11-23T15:38:02Z
dc.date.available2022-11-23T15:38:02Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationBINDA, Felipe Ferreira. Análise sobre softwares educacionais: reflexões a partir de pesquisas apresentadas no ENEM. Orientadora: Sabrine Costa Oliveira. Vitória: 2022. 18 f. TCC (Especialização) Instituto Federal do Espírito Santo, Cefor, Pós Graduação Lato Sensu em Informática na Educação.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2527
dc.description.abstractO presente artigo apresenta uma análise sobre os trabalhos com softwares educacionais publicados nas 13 primeiras edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). A pesquisa foi delimitada em comunicações científicas como campo de estudo, e buscou identificar os trabalhos que utilizaram softwares educacionais no ensino da matemática. Ao decorrer das edições, observou-se um aumento no número de trabalhos publicados envolvendo tecnologia e, mais especificamente, o uso de softwares no auxílio do processo de ensino-aprendizagem. O GeoGebra foi o software mais empregado nas pesquisas, aparecendo 79 vezes desde a primeira edição do encontro em 1987. Dentro das categorias dos softwares, a simulação e os ambientes de programação se destacaram nas publicações. Seguindo a linha de tendência, este trabalho incentiva a reflexão sobre o uso da tecnologia na educação, suas potencialidades e seus pontos de atenção.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents an analysis of the works with educational software published in the first 13 editions of the National Meeting of Mathematics Education (ENEM). The research was delimited in scientific communications as a field of study, and sought to identify the works that used educational software in the teaching of mathematics. During the editions, there was an increase in the number of published works involving technology and, more specifically, the use of software to aid the teaching-learning process. GeoGebra was the most used software in research, appearing 79 times since the first edition of the meeting in 1987. Within the software categories, simulation and programming environments stood out in the publications. Following the trend, this work encourages reflection on the use of technology in education, its potential and its points of attention.pt_BR
dc.format.extent18 fpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSoftware educacional - matemáticapt_BR
dc.subjectEncontro nacional de educação matemáticapt_BR
dc.titleAnálise sobre softwares educacionais: reflexões a partir de pesquisas apresentadas no ENEMpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
ifes.course.underposgraduateInformática na Educação
dc.contributor.memberSá, Lauro Chagas e
dc.contributor.memberBravim, Josias Dioni


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record