Análise sobre softwares educacionais: reflexões a partir de pesquisas apresentadas no ENEM
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O presente artigo apresenta uma análise sobre os trabalhos com softwares educacionais publicados nas 13 primeiras edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). A pesquisa foi delimitada em comunicações científicas como campo de estudo, e buscou identificar os trabalhos que utilizaram softwares educacionais no ensino da matemática. Ao decorrer das edições, observou-se um aumento no número de trabalhos publicados envolvendo tecnologia e, mais especificamente, o uso de softwares no auxílio do processo de ensino-aprendizagem. O GeoGebra foi o software mais empregado nas pesquisas, aparecendo 79 vezes desde a primeira edição do encontro em 1987. Dentro das categorias dos softwares, a simulação e os ambientes de programação se destacaram nas publicações. Seguindo a linha de tendência, este trabalho incentiva a reflexão sobre o uso da tecnologia na educação, suas potencialidades e seus pontos de atenção.
This article presents an analysis of the works with educational software published in the first 13 editions of the National Meeting of Mathematics Education (ENEM). The research was delimited in scientific communications as a field of study, and sought to identify the works that used educational software in the teaching of mathematics. During the editions, there was an increase in the number of published works involving technology and, more specifically, the use of software to aid the teaching-learning process. GeoGebra was the most used software in research, appearing 79 times since the first edition of the meeting in 1987. Within the software categories, simulation and programming environments stood out in the publications. Following the trend, this work encourages reflection on the use of technology in education, its potential and its points of attention.
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