Prática colaborativa entre professores da sala regular professor especialista e profissionais NEAPIE: contribuição para a elaboração de uma proposta de formação continuada

Jacintho, Silvana (2022-10)

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RESUMO Educação Especial, Educação Inclusiva, Professores Especialistas e Formação Continuada são as questões discutidas neste artigo com o objetivo verificar, a partir da pesquisa de campo, os indícios para o envolvimento dos professores da sala de aula regular e professores especialistas para elaborar os momentos posterior de formação continuada. O trabalho do professor que atende a alunos com necessidades especiais incluídos em salas de aula do ensino regular é uma temática importante na área acadêmica e representa um desafio profissional e um dos problemas estruturais da política educacional brasileira e da prática docente. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação com abordagem qualitativa, aplicando um questionário aos professores regentes da rede estadual e profissionais do NEAPIE das Escolas CEEFMTI “Francisco Coelho Ávila Junior”, EEEM CEI “Attila de Almeida Miranda”, EEEF “Claudionor Ribeiro” e CEEFMTI “Liceu Muniz Freire”, do município de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo. Os resultados mostram que a maioria dos professores já participou de cursos de capacitação na área de educação especial, é incentivados a participar em cursos específicos de qualificação, recebe suporte pedagógico para realizar o seu trabalho, mas que este suporte não é frequente; 70% apresentam dificuldades para realizar o trabalho com os alunos de necessidades especiais e deste total 43% responderam que não são dificuldades não são esporádicas. 88% dos percebem que os alunos de necessidades especiais tiveram um bom desenvolvimento nas de aulas; 72% dos professores realizam um Plano de Ensino Individualizado para o aluno público-alvo da educação especiais. A formação continuada é um dos caminhos para consolidar o trabalho colaborativo do professor regente e especialista no sentido de, a partir dela, construir cursos de formação dos professores.

ABSTRACT Special Education, Inclusive Education, Specialist Teachers and Continuing Education are the issues discussed in this article with the objective of verifying, from field research, evidence for the involvement of regular classroom teachers and specialist teachers to elaborate the later moments of continuing education. The work of the teacher who serves students with special needs included in regular education classrooms is an important topic in the academic area and represents a professional challenge and one of the structural problems of Brazilian educational policy and teaching practice. The methodology used was action research with a qualitative approach, applying a questionnaire to the regent teachers of the state network and professionals of the NEAPIE of the CEEFMTI Schools “Francisco Coelho Ávila Junior”, EEEM CEI “Attila de Almeida Miranda”, EEEF “Claudionor Ribeiro” and CEEFMTI “Liceu Muniz Freire”, in the municipality of Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo. The results show that most teachers have already participated in training courses in the area of special education, are encouraged to participate in specific qualification courses, receive pedagogical support to carry out their work, but this support is not frequent; 70% have difficulties in carrying out work with students with special needs and of this total, 43% answered that they are not sporadic difficulties. 88% of those perceive that students with special needs had a good development in the classroom; 72% of teachers carry out an Individualized Teaching Plan for the target audience of special education students. Continuing education is one of the ways to consolidate the collaborative work of the regent and specialist teacher in the sense of, from it, build teacher training courses.


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