Show simple item record

ABORDAGEM BASEADA NO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROEJA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

dc.contributor.advisorMendes Junior, Josino Lucindo
dc.contributor.authorSousa, Josileide Oliveira Noleto de.
dc.date.accessioned2022-11-22T18:17:22Z
dc.date.available2022-11-22T18:17:22Z
dc.date.issued2021-04-20
dc.identifier.citationAGUIAR, Paula Alves de. Leituras de alfabetizandos da EJA: práticas de letramento em construção. Florianópolis: UFSC, 2009. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1996. ARAÚJO, Carlos Henrique. Em busca da qualidade na educação. Revista Nova Escola, 2006, p. 27. ARAUJO, José Carlos Souza. Do quadro negro à lousa virtual: técnicas, tecnologia e tecnicismo. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.) Técnicas de ensino: Novos tempos, novas configurações. Campinas: Papirus, 2006 ARROYO, Miguel G. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade social. In: SOARES, L. GIOVANETTI, M. A.; GOMES, Nilma L. (Orgs). In Diálogos na educação de jovens e adultos. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. P. 1950. ARTUZI, Dayane; VOLTOLINI, Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca; BERTOLOTO, José Serafim Bertoloto. Análise da experiência remota e uso de metodologias ativas no ensino de língua inglesa na EJA. Revista Prática Docente, v. 6, n. 2, e061,pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2522
dc.description.abstractEste trabalho investigou as possibilidades de uso de metodologias ativas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Educação Profissional, entendendo-se por metodologias ativas as mudanças nos modelos, padrões ou paradigmas comumente utilizados nos processos de ensino e aprendizagem para estimular, motivar e engajar os estudantes. Os desafios no cenário educacional atual mostram a necessidade de manter o aluno motivado, engajado e interessado por meio de metodologias ativas, que são práticas pedagógicas inseridas no meio educacional desde 1990 para provocar mudanças de paradigmas entre professor e aluno. Elas ajudam nos debates, estudos de caso, simulações, entre outras situações que são novas formas de abordagens do ensino-aprendizagem, o que faz com que a perspectiva do ensinar seja centrada no professor e do aprender seja centrada no aluno. Saber como acontece o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do PROEJA por meio do uso de metodologias ativas em tempos de pandemia é de muita notoriedade, até porque o mercado de trabalho deve receber profissionais jovens e adultos preparados para atuar em todas as áreas. Buscou-se responder ao seguinte problema: nas atividades docentes desenvolvidas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do PROEJA durante a pandemia Covid-19 ocorreu a apropriação das metodologias ativas? O objetivo geral é investigar como a utilização de metodologias ativas na EJA pode contribuir para a compreensão do conteúdo gêneros textuais, visando a melhoria da produção textual. Os objetivos específicos para delimitar, nortear as ações propostas e desenvolver este trabalho, estão a seguir: mapear práticas pedagógicas usadas no PROEJA; investigar o contexto do ensino dos gêneros textuais no PROEJA; apreender questões sobre a relação entre metodologias ativas e PROEJA. O trabalho está dividido em capítulos que englobam o referencial teórico desmembrado em cinco itens fundamentados em Freire (1980), (1997) e (2000), Araújo (2006), Marcuschi (2008), Guedes (2008) seguido de uma proposta de intervenção pedagógica. Um capítulo correspondente a revisão de literatura com argumentação de Aranha (1996), Azevedo e Tavares (2015), Marcuschi (2011), metodologia, considerações finais e referências.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amaro à Pesquisa e Inovação do Espirito santo FAPES)pt_BR
dc.format.extent43 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherEdifespt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEnsino Profissionapt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleABORDAGEM BASEADA NO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROEJA: UMA REVISÃO DE LITERATURApt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Sato (IFES)pt_BR
dc.contributor.memberNeto Zanetti, Giovani
dc.contributor.memberSilva, Cláudia Ribeiro de Moraes Macêdo


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record