EXPLORANDO O POTENCIAL NUTRICIONAL DOS VEGETAIS: VALIDAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE PROPÕE ALTERNATIVAS DE CONSUMO DE PROTEÍNAS VISANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA

Covre, Nicoly Gomes (2022)

tcc

O presente trabalho buscou construir, analisar e validar uma sequência didática (SD) seguindo o modelo proposto por Guimarães e Giordan (2011) e baseando-se na perspectiva de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), com o objetivo de uma possível aplicação em sala de aula. A validação a priori ocorreu de forma online por pares, cujas sugestões e colaborações contribuíram para a reelaboração e adequação da SD. A pesquisa teve como objetivo, elaborar e validar uma sequência didática explorando a cadeia produtiva da carne bovina, propondo como alternativa ao consumo de proteína vegetal, mais especificamente a Ora pro nóbis, abordando a importância econômica e cultural, os benefícios e uso culinário desta Planta Alimentícias não Convencional (PANC). A análise dos dados indica que a proposta da SD demonstrou ser de grande importância, e de acordo com a validação e a posterior reelaboração da mesma, ela apresenta grande potencial para atingir os objetivos da temática da pesquisa.

The present work sought to build, analyze and validate a Didactic Sequence (DS) following the model proposed by Guimarães and Giordan (2011), based on the perspective of Science, Technology, Society and Environment (CTSE), with the objective of a possible application in the classroom. The a priori validation took place online with peers, whose suggestions and collaborations were necessary for the re-elaboration and adequacy of the DS. The research aimed to elaborate and validate a didactic sequence based on exploring the bovine meat production's chain, proposing alternatives for the consumption of vegetable protein, more specifically the Ora pro nóbis, addressing the economic and cultural importance, benefits and culinary use of this Unconventional Food Plant (UFP). The DS proposal proved to be of great importance, and with its validation and re-elaboration, it met the objectives of the research theme. Keywords: Didactic Sequence; Ora-pro-nobis; CTSE; Scientific Literacy; Validation.


Collections: